24/03/2025 as 13:37
VEJA O QUE MUDAAssim, a partir de abril, alguns bairros passarão a ser referenciados em unidades diferentes das que estão atualmente definidas
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A partir de abril, será implantado um novo modelo de georreferenciamento territorial no Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Aracaju. A mudança afetará a área de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), reorganizando o acesso da população aos serviços socioassistenciais.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Vanessa Barreto, a reestruturação permitirá um atendimento mais eficiente e acessível. "Quando assumimos a pasta, definimos a prioridade de trazer eficiência para a secretaria, pois sabemos que aquilo que fazemos do nosso trabalho influencia diretamente na sociedade. O georreferenciamento é um desses momentos que vai impactar e melhorar o serviço para população”, pontua.
Assim, a partir de abril, alguns bairros passarão a ser referenciados em unidades diferentes das que estão atualmente definidas. Ao todo, nove bairros serão impactados. "Haverá alterações nos bairros de referência, o que facilitará o acesso dos moradores aos equipamentos socioassistenciais. Essa mudança também aprimora a abordagem social, pois as equipes atuarão de maneira mais estratégica dentro dos novos territórios de gestão”, explica.
Na prática, isso significa que alguns bairros passarão a ser atendidos por unidades diferentes. Um exemplo é o bairro Capucho, que atualmente pertence ao Cras Flor de Jurubeba, e será transferido para o Cras Enedina Bonfim.
A redistribuição dos territórios busca garantir um melhor fluxo de atendimento, reduzindo distâncias e aproximando os serviços da população
Confira a lista dos bairros que vão passar por mudança: