01/04/2025 as 16:04

LEITURA

Avaliação de fluência do ciclo de alfabetização finaliza nesta quarta

Desde 17 de março, a Seed realiza a avaliação em 814 escolas, contando com mais de 22 mil alunos do ensino fundamental

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Avaliação de fluência do ciclo de alfabetização finaliza nesta quartaArquivo Seed

A fim de conhecer a fluência dos alunos que estão ingressando no 2° ano do Ensino Fundamental – Ciclo de alfabetização –, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), finaliza nesta quarta-feira, 2, mais uma edição da Avaliação de Fluência - Entrada 2025. A ação foi iniciada no dia 17 de fevereiro nas escolas estaduais e municipais que ofertam o 2º ano do Ensino Fundamental, correspondendo às dez diretorias regionais de educação e os 75 municípios, e é coordenada pelo Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae/Ceave).

A avaliação é um instrumento imprescindível para medir a capacidade de leitura fluente e compreensiva. Os dados gerados a partir desse processo serão utilizados no Programa Alfabetizar pra Valer (PAPV), do Governo do Estado.

Para esta edição, são previstos 22.034 estudantes, matriculados em 814 escolas e organizados em 1.246 turmas, de todas as redes públicas de Sergipe. De acordo com a Diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Seed, Joniely Cruz, acompanhar e monitorar essa etapa é fundamental no desenvolvimento da alfabetização, pois é nesse momento que as crianças estão consolidando o processo de decodificação e começando a ler de forma mais autônoma. “A fluência em leitura envolve não apenas a capacidade de reconhecer palavras rapidamente, mas também a leitura com precisão e expressividade, facilitando a compreensão do texto”, explica Joniely.

Conforme a diretora Manoela Campos, da Escola Estadual Euvaldo Diniz Gonçalves, em Aracaju, a avaliação de fluência é essencial no processo da avaliação. “Neste primeiro momento, a avaliação da fluência é imprescindível, pois, por meio dela, podemos identificar o nível de leitura dos estudantes nessa fase inicial. Além disso, a partir dos resultados, podem ser traçadas estratégias educacionais que visam garantir o avanço dos alunos no processo de alfabetização”, conclui a diretora.

Na Escola Estadual Wolney Leal de Melo, também em Aracaju, a preparação para a avaliação de fluência inicia-se logo no 1° ano. “Nos primeiros anos, os professores aplicam provas similares, para que os alunos possam estar adaptados. Nos segundos anos, as famílias são informadas, desde a primeira reunião de pais, da importância da Prova de Fluência e demais avaliações”, afirma a diretora da instituição, Ana Flávia Lima. A escola também realiza atividades de relaxamento para que, no dia da avaliação, os alunos possam estar mais concentrados.

A próxima etapa da Avaliação de Fluência acontecerá no fim do ano letivo, quando será realizada novamente a avaliação para, por fim, realizar o comparativo da melhora da fluência dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.