28/07/2025 as 18:20

REGISTRO

Sergipe já emitiu 533,3 mil CINs, 23% da população do estado

Primeira emissão do documento que estabelece padrão único para todo o país é gratuita. Biometria da CIN será base para concessão e renovação de benefícios de seguridade social

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe já emitiu 533,3 mil CINs, 23% da população do estado

 

Até o dia 23 de julho, Sergipe já havia emitido 533.330 mil novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o equivalente a 23,28% da população do estado. Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o documento. Os números estão consolidados em base de dados divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No estado, foram 292 mil registros de pessoas do sexo feminino (54,76%) e 241,2 mil do sexo masculino (45,23%). A média diária de emissões é de 474. Só no mês de julho de 2025, foram registrados mais de 18,5 mil documentos.

COMO FAZER – A primeira via é gratuita. A CIN é emitida em todos os estados (confira como fazer na sua Unidade Federativa). É necessário levar certidão de nascimento ou de casamento.

IDADE – A faixa etária que mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 56,5 mil pessoas dessa idade (10,6% do total em Sergipe). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 41,1 mil emissões no estado (7,71% do total).

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Dos 30 milhões de documentos emitidos até 23 de julho no Brasil, 493 mil foram registrados por pessoas com deficiência. Em Sergipe, são 15.703 pessoas. Desse universo, 8 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (48,5%), 3,7 mil pessoas com deficiência intelectual (22,77%), 2,7 mil com deficiência física (16,79%), 1,1 mil com deficiência visual (7,01%) e 820 com deficiência auditiva (4,92%).

SEGURANÇA – A CIN é importante para o governo brasileiro reduzir fraudes, melhorar cadastros administrativos e ofertar melhores serviços. O documento estabelece um padrão nacional e único em torno do CPF. Conta com recursos avançados de segurança, como o QR Code, tanto na versão física quanto na digital. O código contém uma assinatura digital que garante autenticidade e dificulta tentativas de falsificação. O documento também possibilita acesso mais seguro (conta Ouro) aos milhares de serviços digitais disponíveis no portal GOV.BR.

BIOMETRIA – A CIN permite o uso da biometria, o que fortalece a segurança do cidadão e do governo e, a partir de agora, o acesso a benefícios sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A implementação será gradual. Quem já possui benefício terá mais tempo para se adequar. O texto indica que a CIN será a base de referência para o cadastro. "Queremos um Estado mais moderno, eficiente e próximo de cada cidadão. Um governo para cada pessoa", afirmou o presidente em postagem na rede social X.

APLICATIVO – No evento também foi lançado o aplicativo da CIN, para validação oficial e gratuita dos dados do documento. O aplicativo foi desenvolvido justamente para oferecer uma forma rápida, pública e gratuita de conferir se o QR Code do documento foi de fato emitido pelo ministério. A ferramenta opera em dois modos: o detalhado, que apresenta todas as informações da base nacional quando há conexão com a internet, e o modo parcial que, mesmo off-line, permite verificar o CPF e a data de nascimento da pessoa.