28/10/2025 as 20:34
AUDITORIA DA CGM COMPROVA
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluiu o relatório final da Auditoria Ordinária de Conformidade realizada entre agosto e setembro no contrato que regula o fornecimento da merenda escolar para a rede pública municipal. O levantamento analisou todo o processo, do pré-preparo à distribuição dos alimentos, em 20 unidades escolares da capital e comprovou a excelência na execução do serviço.
O resultado reforça o trabalho da Prefeitura com a qualidade e a segurança alimentar dos estudantes. De janeiro a setembro deste ano, foram investidos R$ 23,5 milhões na política de alimentação escolar, garantindo a entrega de 4,9 milhões de refeições em 79 escolas e sete anexos, beneficiando cerca de 34 mil alunos da rede pública municipal.
A diretora do Departamento de Auditoria (Deau) da CGM, Juliana Borges, explica que a Auditoria Ordinária é realizada de forma regular e periódica, seguindo um planejamento pré-estabelecido no ciclo de atividades da Controladoria-Geral. O objetivo é verificar a conformidade das atividades e a utilização dos recursos públicos de forma sistemática e programada. Este ano, a CGM já realizou quatro auditorias ordinárias, dentro de um cronograma definido pelo Deau no início da gestão.
Segundo Juliana Borges, o acompanhamento contínuo é essencial para assegurar transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos. “O fornecimento da alimentação escolar envolve valores significativos e contratos de longa duração. Por isso, as auditorias são fundamentais para garantir legalidade, qualidade e segurança no serviço ofertado”, explicou.
A diretora também destacou a importância da atuação das merendeiras e merendeiros, apontando-os como "verdadeiros guardiões da alimentação escolar", e reconheceu o empenho dos gestores e equipes escolares em manter ambientes adequados e acolhedores para os alunos. "A prevenção de riscos à saúde, como contaminações ou intoxicações alimentares, é um ponto central que justifica a atuação do Controle Interno. Nosso papel é zelar para que cada refeição servida contribua para o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes", acrescentou.
Para a gestão municipal, a alimentação escolar é um pilar essencial da política pública educacional de Aracaju, desempenhando papel decisivo no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos - especialmente para aqueles que têm na merenda sua principal refeição do dia. "O relatório final proporciona uma visão clara sobre a prestação desse serviço essencial, reforçando a importância de uma alimentação saudável, balanceada e oferecida com zelo e dignidade. Além disso, orienta ações corretivas e de melhoria contínua, sempre com o objetivo de promover uma gestão pública educacional de excelência", concluiu Juliana.