12/06/2026 as 17:05
MEMÓRIAPoliciais militares da ativa, veteranos, reformados, pensionistas e familiares também podem contribuir com o acervo do Museu por meio da doação de objetos.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Polícia Militar do Estado de Sergipe realizou, nesta semana, a entrega de novos itens ao acervo do Museu da Corporação, fortalecendo as ações de preservação da memória institucional e valorização da história construída por gerações de policiais militares.
Entre os materiais incorporados ao acervo estão equipamentos operacionais modernos, publicações institucionais e exemplares da Revista Polícia Militar, que registram momentos importantes da trajetória da Corporação e retratam o trabalho desenvolvido pelos homens e mulheres que contribuíram para o fortalecimento da segurança pública em Sergipe.
A iniciativa ocorreu no Quartel do Comando-Geral e contou com a participação do comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg, e da coordenadora do Museu da Polícia Militar, tenente-coronel Jucimeire.
Segundo o coronel Carlos Rolemberg, a preservação da história institucional é fundamental para fortalecer a identidade da Corporação e inspirar as futuras gerações de policiais militares.
“Mesmo em meio às operações policiais, ao policiamento ostensivo e aos festejos juninos que acontecem em todo o estado, reservamos este momento para investir na nossa história. Os equipamentos e materiais que hoje representam a modernização da Polícia Militar, no futuro serão importantes registros da evolução da Corporação. Preservar essa memória é garantir que as próximas gerações conheçam a trajetória de homens e mulheres que contribuíram para construir uma Polícia Militar cada vez mais forte, sólida e comprometida com a sociedade sergipana”, destacou o coronel.
Durante a solenidade, também foi entregue ao Museu a segunda edição da Revista Polícia Militar de 2026, publicação que reúne histórias de policiais veteranos e da ativa, além de reportagens que retratam a atuação da Corporação em diversas áreas.
A tenente-coronel Jucimeire ressaltou a importância das doações para a preservação do patrimônio histórico da PMSE.
“Os itens institucionais que hoje fazem parte do cotidiano da Polícia Militar serão, no futuro, importantes instrumentos para contar a história da nossa Corporação. Cada peça preservada contribui para manter viva a memória da instituição e possibilita que policiais, pesquisadores e visitantes conheçam mais sobre a trajetória da PMSE e sua contribuição para a segurança pública do nosso estado”, afirmou.
Ao final do ato, o comandante-geral em exercício incentivou policiais militares da ativa, veteranos, reformados, pensionistas e familiares a contribuírem com o acervo do Museu por meio da doação de objetos, documentos e materiais que ajudem a preservar e contar a história da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
O Museu da PMSE desempenha papel fundamental na conservação da memória institucional, reunindo documentos, fotografias, uniformes, equipamentos e objetos que retratam a evolução da Corporação ao longo dos seus quase dois séculos de existência.
Fonte: Ascom PM/SE