11/01/2019 as 14:36

CENTENÁRIO

Biblioteca municipal homenageia poeta sergipano Santo Souza

A mostra homenageando seu centenário foi iniciada na última quarta-feira, 9


Biblioteca municipal homenageia poeta sergipano Santo SouzaFoto: Ascom Funcaj/Divulgação

Com o objetivo de valorizar a  história da literatura popular sergipana, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza mais uma exposição do ‘Prazer em Conhecer’, que homenageia, neste mês, o centenário do poeta sergipano ‘Santo Souza’. A mostra foi iniciada na quarta-feira, 9, com uma exposição repleta de histórias e obras de José dos Santos Souza.  

‘Santo Souza’ nasceu em 1919 no município sergipano de Riachuelo. Escreveu pequenos versos aos 10 anos de idade. Aos 17 anos passou a residir em Aracaju. A sua poesia é fundamentada no Orfismo, que trata de temas sacros, o bem e o mal da natureza humana. Através dessa corrente, seus versos buscam mostrar as condições humanas, as divindades e os heróis mitológicos, criando um elo entre o passado e o presente.

“Ele era um grande poeta e o temos como patrono do nosso auditório, então, é outro motivo para homenageá-lo. Nós temos todas as obras dele e buscamos sempre ter cuidado com as histórias nelas escritas. Ele completaria 100 anos, por isso, além de homenageá-lo como poeta, nós também homenageamos o seu centenário. Toda a homenagem é merecida por ele ter sido tão significativo para a literatura sergipana”, destacou a coordenadora da Clodomir Silva, Fabiana Bispo.

A aposentada Maria Ferreira comenta que frequenta constantemente a Clodomir Silva e acha essencial esse trabalho da biblioteca que exalta escritores da literatura sergipana. “Eu, particularmente, não sabia que Santo Souza era tão importante, que era autodidata e que tinha tantas obras publicadas. Achei super bacana essa história de vida e arte exposta aqui. Precisamos conhecer mais as nossas histórias e aqui oportuniza isso”, considerou. 

A biblioteca Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, nº 314, no bairro Siqueira Campos, e está aberta para receber as escolas. A unidade vinculada à Funcaju conta com mais de 20 mil livros, gibiteca e cordelteca. Para visitar em grupo a exposição e participar dos projetos é necessário fazer um agendamento através do telefone (79) 3179-3742.


Fonte: PMA











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.