14/01/2025 as 15:19

PERÍODO DE FÉRIAS

Arquivo Público de Sergipe segue aberto para visitação

Instituição se destaca por proporcionar aos estudantes e pesquisadores um acervo para pesquisa, sendo responsável por preservar os documentos que registram a história de Sergipe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Arquivo Público de Sergipe segue aberto para visitaçãoArquivo Seduc - Maria Odília

Neste início de ano, período de férias escolares e de instituições de ensino técnico e superior, o Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes), que é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), está aberto à visitação pública. O objetivo é aproximar cada vez mais do povo sergipano, seja por meio da educação, seja por meio da cultura. São 101 anos de história e muita dedicação para salvaguardar a memória do estado. 

Para este ano, o Arquivo Público do Estado de Sergipe tem como objetivo ampliar o projeto ‘A escola vai ao Arquivo’, para, assim, o Apes também ir até as escolas, iniciando o projeto ‘O Arquivo Vai à Escola’. Além disso, promover cursos de formação em Paleografia e Introdução à Arquivologia, e fazer uma revisão na legislação do Sistema Estadual de Arquivos, com o objetivo de pavimentar o terreno para a implantação da gestão documental no estado de Sergipe.

Diretora do Arquivo Público do Estado de Sergipe desde 2021, Sayonara Santana tem trabalhado essa aproximação do Apes com instituições de ensino da educação básica, superior, técnica e profissionalizante, pois ela acredita que essa proximidade fará com que os sergipanos se conectem cada vez mais com a cultura do nosso estado.

Desde o início de sua gestão, ela tem trabalhado com os funcionários da instituição e estagiários, para aproximar e engajar cada vez mais os sergipanos com o Apes. Sayonara Santana destacou o valor significativo de todo esse esforço desde que assumiu a diretoria do Arquivo. “A função social do arquivo público é levar um conhecimento sobre a nossa história e cultura, dando acesso à informação para os cidadãos. Essa função social está cada vez mais se aprofundando através das ações e do trabalho que nós realizamos”, colocou. 

Este ano, o Arquivo Público do Estado de Sergipe irá celebrar 102 anos de uma trajetória marcada por uma ininterrupta dedicação para difundir o conhecimento e aproximar os sergipanos da cultura do nosso estado.

Para quem tem interesse em conhecer o Arquivo Público do Estado de Sergipe, as visitas podem ser agendadas por meio do e-mail apes@seduc.se.gov.br ou via perfil institucional do Instagram @apesseduc. O Arquivo Público está aberto de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, e não fecha para almoço. Está localizado na travessa Benjamin Constant, 348 - Centro, Aracaju (SE).

Atividades diárias
Neste mês de janeiro, entre os dias 9 e 10, o Arquivo já foi palco da primeira oficina de introdução ao video mapping. O evento foi aberto ao público e voltado para artistas e curiosos que tinham o interesse em ter uma experiência neste cenário. 

A oficina foi conduzida pelo Darklight Studio, que já esteve presente nos principais festivais de luzes do mundo como LLUM Barcelona, Jerusalem Light Festival e o Circle of Light na Rússia. Já no Brasil, atuaram nas projeções do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o primeiro festival de Mapping de Minas Gerais, o cerrado Mapping Festival.

Foram dois dias de muito aprendizado, nos quais artistas de todo o estado aprenderam técnicas inovadoras que podem ser usadas tanto na expressão artística quanto para descobrir novos caminhos no mercado criativo. 

Janeiro também é marcado pelo engajamento de todos os servidores e estagiários para fazer a programação anual do Apes. Em 2024, o Arquivo possibilitou a realização de diversas atividades tanto dentro, como fora da instituição. Essas ações voltadas para o público tiveram como objetivo não somente levar conhecimento sobre a memória de Sergipe, mas também aproximar o povo sergipano da cultura do nosso estado.

O Arquivo Público dispõe, atualmente, de 12 funcionários e 18 estagiários, sob a orientação da diretora Sayonara Santana. As atividades realizadas incluem o tratamento dos documentos (higienização, acondicionamento, descrição arquivística e elaboração dos instrumentos de pesquisa), pesquisa e exposições temáticas, além da participação em oficinas voltadas tanto para estudantes da educação básica quanto para os de ensino superior e técnico. 

Em 2024, o Apes deu um salto significativo no tocante a disponibilização dos instrumentos de pesquisa que foram para o site do Arquivo, pois isso ampliou  o acesso à informação presente nos documentos da instituição. Para 2025, o Arquivo Público tem o objetivo de aperfeiçoar o sistema para facilitar ainda mais o processo de pesquisa dos pesquisadores que vêm à instituição. 

Estudante do 6° período do curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Henrique ressaltou a importância do Apes para a conservação documental e por proporcionar aos pesquisadores um ambiente onde se pode encontrar documentos produzidos por instituições de ensino seja no período das aulas ou de férias. “O Arquivo tem um papel fundamental no tocante à conservação da documentação produzida pelas instituições de Sergipe e disponibilização dos pesquisadores tanto na pesquisa acadêmica como outras”, disse.