18/12/2024 as 12:01

CAMPEÃS

Sergipanas do Clube Jardins encerram o ano de 2024 com títulos inéditos

No Brasileiro, as ginastas Sophia Rocha e Maria Vitória Silva foram campeãs na categoria dupla infantil.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ano de 2024 foi de grandes conquistas para o Clube Jardins de Ginástica Rítmica, referência em Sergipe. As últimas vitórias resultaram em diversos pódios no Campeonato Brasileiro de Conjuntos Ilona Peuker, realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro, e no Sul-Americano Juvenil e Age Group (Por Idade), de 5 a 8 de dezembro, realizados em Aracaju.

No Brasileiro, as ginastas Sophia Rocha e Maria Vitória Silva foram campeãs na categoria dupla infantil. O primeiro lugar do pódio também foi conquistado pelas atletas da dupla pré-infantil, Emanuella Castilho e Natali Santana. Outro resultado inédito foi o vice-campeonato do conjunto pré-infantil, na categoria mãos livres, com as ginastas Beatriz Freitas, Giovanna Moura, Maria Clara Resende, Maria Sophia e Sofia Caduda.

Na categoria dupla juvenil, as ginastas Maria Elisa São Matheus e Maria do Carmo ganharam a prata. Já na apresentação do trio pré-infantil, as ginastas Alice Oliveira, Bianca Andrade e Nathalia Alves conquistaram o bronze. Para a campeã Sophia Rocha, um dos principais desafios é administrar a ansiedade, pois as competições têm níveis técnicos altos de exigência, além de outras atletas preparadas. “Treinamos muito para esses dias de competição e conseguimos manter a calma, também por lembrar todo o esforço e dedicação de cada pessoa da equipe e das nossas famílias. Me sinto muito grata por ter conseguido esse resultado tão importante para mim e para minha equipe, que se preparou muito com muito esforço e dedicação”, destaca.
Sul-Americano Juvenil e Age Group.

As atletas campeãs no Brasileiro foram convocadas para o Sul-Americano Juvenil e Age Group. Na disputa do pódio, as sergipanas conquistaram o primeiro lugar do pódio em diversas categorias. O primeiro ouro foi por equipes, com a dupla da categoria AC3 (11 e 12 anos), Maria Vitória Silva e Sophia Rocha, que também ganharam ouro no aparelho arco. Outras vitórias também foram conquistadas com a dupla Emanuella Castilho e Natali Santana, da categoria AC2 (9 e 10 anos), que ganharam dois ouros: por equipes e no aparelho corda.

Diante do resultado inédito, a ginasta Emanuella Castilho, mais conhecida como “Manu”, afirma que a competição foi difícil, mas o foco no resultado foi muito importante. “Me sinto alegre e grata por ter alcançado esse título. Foi emocionante, pois enfrentamos dificuldades nos treinos, por causa do nível de exigência para as competições, mas valeu a pena. Esse resultado nos impulsiona para os próximos desafios e espero trazer novas conquistas”.

Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica
Com os resultados exitosos, três ginastas do Clube - Isabella Alves, Maria Vitória Silva e Sophia Rocha - foram convocadas para participar do Estágio Treinamento de Ginástica Rítmica, promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que envolve técnicas de execução pautadas em seleções nacionais. O estágio, que aconteceu durante o período de 10 a 16 de dezembro, no Centro de Treinamento de GR nacional, contou com a participação de 43 ginastas das categorias infantil e juvenil e 23 treinadoras.

O Clube Jardins já é referência na Ginástica Rítmica em Sergipe e no país. Desde pequenas, com treinamento de base, o Clube Jardins agrega diversos resultados na trajetória. Somente neste ano de 2024, ginastas do clube conquistaram pódio em diversas competições, como o Campeonato Brasileiro, os Torneios Regional e Nacional e os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), além de competições estaduais.

De acordo com a técnica do clube, Iracema Alves, a equipe cresce e se destaca a cada ano. “Nossa equipe brilhou e esse trabalho evolui ano após ano. Os resultados alcançados comprovam que estamos em um caminho possível para nos desenvolvermos e conquistarmos nossos objetivos”, ressalta. Além de Iracema Alves, a equipe técnica do clube também é composta pela treinadora Maria Fernanda Britto, as auxiliares Bruna Aragão e Maria Clara Fabri; a professora de ballet, Rayssa Dias; e o preparador físico, Hemanoel Azevedo.