07/05/2020 as 16:11

EDUCAÇÃO NA QUARENTENA

Professores do Baixo São Francisco conduzem atividades a distância

Professores ressaltam importância de apoio da família

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A fim de continuar a rotina de estudos mesmo com a suspensão das aulas, as escolas estaduais do Baixo São Francisco estabeleceram uma parceria com os pais e mães dos alunos para auxiliar a condução de atividades pedagógicas complementares em casa, sob orientação técnica dos professores e equipes diretivas. A ação conjunta beneficia estudantes do ensino fundamental e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

De acordo o professor Max Cardoso Silva, diretor da DRE 6, a união entre escola e família solidifica as ações em prol da aprendizagem dos alunos, gerando resultados empolgantes na condução das atividades extraclasse. “Neste momento, o que podemos observar, com essa conexão entre aluno, família e escola, é o quão é de suma importância para uma aprendizagem com maior rendimento e efetividade a harmonia entre o trio em questão, mostrando assim que aquele velho ditado “a união faz a força” faz toda diferença em um momento tão delicado como este que estamos vivenciando”, frisou o gestor.

Gravando as aulas no celular e enviando em um grupo de WhatsApp, a professora Sara dos Santos Rocha deu o pontapé inicial na manutenção da rotina de estudos em casa. “Eu já sabia do potencial dos meus alunos, e me emociono com o retorno que estou tendo neste momento a cada atividade. Eles surpreendem. O apoio incondicional dos pais só vem a comprovar que Escola e Família é uma parceria que dá certo”, declarou.

Os alunos do Colégio Estadual Dr. Jessé Trindade, em Ilha das Flores, também estão se adaptando ao atual momento. Com muita criatividade, apoio dos pais e da direção da escola, sob o comando da professora Ugenilda Cok dos Santos, os professores têm assumido um compromisso integral com a alfabetização do seu alunado, como tem feito Daysiane Santos Silva, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que leciona para 11 alunos com alguma deficiência.

Para lidar com os efeitos do distanciamento social, haja vista que a mudança de rotina pudesse gerar algum tipo de estresse nos alunos da sala recurso, a professora Daysiane desenvolveu um kit de atividades a serem aplicadas em casa com a ajuda dos pais ou responsáveis. O material é composto de apostilas com conteúdos da série e/ou de acordo com as habilidades de aprendizagem do aluno com deficiência, recursos confeccionados para auxiliar no desenvolvimento das atividades e jogos para auxiliar na concentração, pois alguns têm TDAH.

“Muitos alunos, segundo seus familiares, já estavam reagindo à mudança de rotina que veio com o distanciamento, sem frequentar a escola regular e o atendimento no AEE. Havia solicitado no início da quarentena a realização de algumas AVDs (Atividades da Vida Diária), com o objetivo de proporcionar autonomia com atividades do nosso cotidiano, entre elas as atividades de higiene, como a importância de lavar as mãos”, disse Daysiane Santos, explicando sua abordagem pedagógica.

A dona de casa Lusiene Menezes Santos, mãe do aluno Marcos Vinicius Menezes Santos, aprovou a metodologia adotada pela professora do AEE. Segundo ela, o material tem um importante significado para o desenvolvimento cognitivo do seu filho, tanto para as atividades em sala de aula quanto em casa. “É a única forma que eu tenho de ensinar e aprender juntamente com ele”, concluiu. 

 

|Fonte e fotos: Seduc