18/05/2020 as 12:19

PRODUÇÃO

Avicultores apostam na criação da rede de produtores de ovos caipira e capoeira

Associação atendida pelo Projeto Dom Távora recebe orientação do PNUD e da Emdagro na região Centro-Sul

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para fomentar o escoamento da produção, agricultores familiares da região Centro Sul organizaram a Rede de Produtores de Ovos Caipira e Ovos de Capoeira. A iniciativa surgiu como desdobramento dos Planos de Investimentos Produtivos apoiados pelo Projeto Dom Távora, implementado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O grupo de produtores está recebendo orientação técnica de consultores do Programa das Nações Unidas (PNUD) e técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), que apostam na criação de um entreposto de comercialização de ovos.

Segundo o consultor Daniel Nakabayashi, do PNUD, a produção, que antes era vendida de forma individual nas feiras livres, parte para uma metodologia de venda coletiva, solidária e articulada em rede, e pretende agrupar 96 agricultores e agricultoras. “Tiveram um vertiginoso aumento da produção que hoje supera 800 dúzias semanais, vendidas ao custo médio de R$ 5,50 a dúzia. Além da organização das produtoras, visando ao escoamento da produção, temos como ações paralelas a formalização de um entreposto de ovos e a conquista do selo SIE - Serviço de Inspeção Estadual, que autoriza a comercialização estadual”, destaca Nakabayashi. Os produtores Eugênio de Jesus Ribeiro e sua esposa Josefa Graciane Pinto Santos participam da rede como representantes da Associação Comunitária Frutos do Amanhã, povoado Tanque Novo, município de Poço Verde. O casal relata que cria os animais no sistema semi extensivo, e que pastejam em um banco de proteína da família.

“Nós temos 60 galinhas de postura que criamos alimentando ora com ração concentrada de milho, ora soltas na malhada de palma e leucena. Além disso, temos uma boa reserva de água e toda higiene necessária”, diz Eugênio. Outra produtora que faz parte da mesma associação, Josiete, mostra com orgulho o resultado da produção. Ela diz que a comunidade passou a usar as redes sociais em benefício da atividade econômica. “Temos usado o whatsapp como comunicação direta para receber orientação da assistência técnica, e também para organização da rede de produtores nesse período de recolhimento social por conta do coronavírus”, explica.

O secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, pontua que a fase atual do Dom Távora é a de busca de arranjos para comercialização. “Temos uma produção numerosa e de qualidade. A necessidade, agora, é atender os anseios do mercado, verificando as oportunidades que esse produto tem e quais as tecnologias necessárias para melhorar a comercialização”, avalia. O coordenador geral do Projeto Dom Távora, Gismário Nobre, acrescenta que o desempenho dos projetos de criação de galinhas e o desdobramento com a criação do entreposto de ovos de capoeira na região Centro Sul fazem parte de uma estratégia a ser expandida para outras cadeias produtivas.

“Em todos os nossos empreendimentos produtivos, estão sendo valorizados aspectos como construção de rede de mercado, fortalecimento da agricultura familiar, garantia de produção agroecológica e participação efetiva de nosso público prioritário, como jovens, mulheres e comunidades e quilombolas”, enfatizou. INVESTIMENTOS Pelos dados do Projeto Dom Távora, a cadeia produtiva da avicultura foi a que mais recebeu investimentos, depois da ovinocultura. Foram beneficiadas 909 famílias com a implementação de 44 projetos com atividade de avicultura caipira, em 10 dos 15 municípios da área de atuação do projeto em Sergipe. A Rede de Produtores de Ovos Caipira e Ovos de Capoeira está localizada no município de Poço Verde e disponibiliza o contato de Eugênio de Jesus Ribeiro pelo whatsapp (79) 9 9967-4626, para encomendas.