23/07/2024 as 08:28
OBRA DO GASODUTOO evento acontece hoje, dia 23, no Teatro Tobias Barreto, a partir das 10h. Estava prevista a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mas o mesmo só desembarcará em Aracaju à tarde, por motivos de agenda.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Planejamento 1
Mais três municípios estão na programação das audiências públicas para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025. Esta semana, a escuta popular começa hoje, 23, em Itabaiana. Na quarta-feira, dia 24, será a vez dos sergipanos de Tobias Barreto apresentarem suas recomendações e, na quinta-feira, dia 25, o ciclo se encerra em Aracaju, a partir das 18h, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense.
Planejamento 2
Na semana passada, as equipes do Governo do Estado passaram por Estância, Nossa Senhora da Glória e Capela, onde as sugestões de aplicação do dinheiro público foram ouvidas. Pela Constituição Federal, os governos estaduais têm até o final de setembro para encaminhar uma proposta para suas respectivas Assembleias Legislativas, para ser apreciada e aprovada para o exercício financeiro de 2025.
Obra do Gasoduto 1
O governador do Estado, Fábio Mitidieri, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, vão celebrar o Projeto de Conexão do Terminal de GNL e Complexo Termelétrico da Eneva à Rede de Transporte de Gás Natural da Transportadora Associada de Gás (TAG). O evento acontece hoje, dia 23, no Teatro Tobias Barreto, a partir das 10h. Estava prevista a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mas o mesmo só desembarcará em Aracaju à tarde, por motivos de agenda.
Obra do Gasoduto 2
A programação é organizada pela TAG, com o apoio do Governo de Sergipe e da Sedetec. A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético.
Semana do Petróleo 1
Sergipe recebe nesta semana uma série de eventos relacionados às discussões sobre o óleo e gás. Para discutir o tema, o senador Laércio Oliveira (PP) participou ontem de audiência pública promovida pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese). O objetivo foi discutir o potencial do gás canalizado para o desenvolvimento de Sergipe. O estado tem a capacidade de ofertar cerca de 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Semana do Petróleo 2
Na audiência, foram discutidos diversos temas relevantes para a revisão do contrato de concessão. O presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, destacou a concessão de gás canalizado em Sergipe, “Precisamos nos adequar à nova realidade do gás no estado e modernizar o serviço local de gás canalizado”, disse.
Indicador de Desenvolvimento 1
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foi palco para a apresentação do Indicador de Desenvolvimento Municipal na última segunda-feira, 22. O evento reuniu o Colegiado e servidores no Auditório do Pleno da Corte. A palestra, conduzida pelo conselheiro aposentado do TCE de Minas Gerais (TCE/MG) e vice-presidente de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio, abordou a metodologia para avaliação holística do desenvolvimento, superando a clássica abordagem econômica.
Indicador de Desenvolvimento 2
Segundo Helvécio, o indicador é uma ferramenta de acompanhamento dos avanços das gestões formada por oito dimensões: sanitária, ambiental, cultural, econômica, democrática, social, energética e institucional. "A ideia é que ao longo do mandato, especialmente no ano que vem, quando os prefeitos eleitos começam seus mandatos, o Tribunal de Contas possa acompanhar essa performance, sempre fazendo a comparação do prefeito com ele mesmo. Ou seja, como ele recebeu e como ele vai entregar o desenvolvimento na sua jurisdição”, explicou.
Transição energética 1
Sergipe recebe legisladores de todo o país em seminário sobre transição energética. Ontem, aconteceu a abertura do evento, que é uma iniciativa da Comissão de Infraestrutura e Energia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Transição energética 2
Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, que representou o governador Fábio Mitidieri na ocasião, a realização do seminário em Sergipe demonstra o protagonismo do estado em relação à pauta da transição energética. "Estamos vivendo uma transição energética irreversível. Buscamos uma matriz energética limpa, que esteja em sintonia com a preservação do meio ambiente e com a baixa emissão de carbono. É com satisfação que acompanhamos esse debate e apresentamos nossas contribuições", afirmou o gestor.
Convenção MDB
No dia 4 de agosto, às 10h30, acontecerá a convenção partidária do MDB. O evento será no Hotel Arcus, na Avenida Mário Jorge Menezes Vieira, 498, em Aracaju. “Vamos juntos fortalecer nosso compromisso com o futuro da nossa capital”, escreveu a pré-candidata pela legenda, Danielle Garcia.
Em Lagarto
Por falar Danielle Garcia (MDB), ela esteve em Lagarto no final de semana para a convenção partidária do PSD que oficializou o nome de Sérgio Reis como candidato à vaga de prefeito. O encontro reuniu diversas autoridades e lideranças políticas do estado, como o governador Fábio Mitidieri.
Em Neópolis
Em Neópolis, o PP definiu a chapa para as eleições com Miguel Lobo como pré-candidato a prefeito e Dr. Luizinho como pré-candidato a vice-prefeito no último final de semana. O encontro contou com a presença de ex-prefeitos, do vice-prefeito de Neópolis, Dr. Francisco Antunes, vereadores e ex-vereadores. Ao final da reunião, o prefeito Célio de Zequinha também esteve presente e declarou seu apoio à chapa.
Em Propriá
Já em Propriá, a convenção partidária do Progressistas (PP) oficializou Luciano de Menininha como candidato a prefeito do município de Propriá, tendo Samuel Cunha (UB) como candidato a vice-prefeito e mais 36 candidatos e candidatas a vereador.
Licenciamento Autodeclaratório
Em uma solenidade, ontem, na prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira sancionou o Projeto de Lei 20/2023, que cria um Sistema de Licenciamento Autodeclaratório para obras executadas na capital. O texto prevê a aplicação apenas em unidades uniresidenciais. O assessor especial de projetos estratégicos do Crea-SE, Jorge Silveira, participou do momento.