02/10/2024 as 11:58

SALGADO

Givanildo Costa em busca da vitória

Na reta final da sua campanha de reeleição, o prefeito de Salgado, Givanildo Costa (PT), realizou dois eventos decisivos para buscar a vitória: uma carreata e uma passeata, respectivamente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De olho no Gipão

A Comissão Eleitoral que cuida das eleições no Club Sportivo Sergipe comunicou que duas chapas foram protocoladas para concorrer à vaga de presidente e vice-presidente da diretoria executiva do clube. Uma das chapas tem como candidatos Clisthenes Júnior e Diogo Resende. A outra é encabeçada por Moisés Santana e pelo advogado Clóvis Barbosa, ex-presidente da OAB e ex-presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE). Clóvis é conselheiro aposentado.

 

Yandra x Luiz 1

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) decidiu dar provimento ao recurso da coligação “Para Aracaju Avançar Mudando” e reformar a sentença que havia indeferido o pedido de direito de resposta pleiteado por Yandra Barreto Ferreira. A controvérsia reside na análise da propaganda eleitoral veiculada pelo candidato Luiz Roberto, que teria imputado a Yandra um suposto descompromisso pelos direitos das mulheres ao não comparecer à votação pela prisão do deputado Chiquinho Brazão (acusado de estar envolvido no caso Marielle Franco).

 

Yandra x Luiz 2

Na propaganda, teria havido a insinuação que a ausência dela estaria relacionada ao fato de o pai de Yandra ser aliado ao governo do Rio de Janeiro. Na defesa, Yandra alegou que a ausência na votação ocorreu por motivos de saúde, devidamente comprovado, e que, na propaganda, foram distorcidos os fatos para prejudicar a imagem da candidata. Em primeira instância, a coligação de Luiz Roberto foi condenada a retirar da propaganda somente a parte em que fazia alusão ao pai de Yandra, sob pena de pagar multa diária de 3 mil reais por dia em caso de descumprimento da decisão.

 

Salgado

Na reta final da sua campanha de reeleição, o prefeito de Salgado, Givanildo Costa (PT), realizou dois eventos decisivos para buscar a vitória: uma carreata e uma passeata, respectivamente. Com muitos veículos e centenas de pessoas nas ruas, os eventos foram, segundo os organizadores, os maiores que o município já viu no período eleitoral deste ano e Givanildo mostrou força para tentar sua reeleição.

 

Escolas municipais

Na rede municipal de ensino de Aracaju, 47 escolas e o auditório Antônio Vieira da Silva Neto, localizado na Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, funcionarão como seções eleitorais neste próximo domingo, dia 6, quando acontece o primeiro turno das Eleições 2024. As unidades serão disponibilizadas ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) a partir da próxima sexta-feira, 4. Neste mesmo dia, as aulas de todas as unidades de ensino da rede municipal ficarão suspensas.

 

Rode Bem

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), comandada por Érica Mitidieri, abriu as inscrições para o programa Rode Bem 2025. O programa beneficia pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a isenção do pagamento do IPVA. Os interessados precisam fazer a inscrição até o dia 31 de dezembro, e têm que residir em Sergipe; receber até dois salários mínimos; e ter somente um veículo por usuário com capacidade volumétrica entre 50 e 165 cilindradas. Essa iniciativa busca dar mais tranquilidade ao orçamento das famílias que precisam custear anualmente as taxas do seu meio de transporte.

 

Brejo Grande 1

Em julgamento realizado no último dia 1º, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) decidiu, por unanimidade, manter a condenação de Paulo Tenório Neto, acusado de realizar propaganda eleitoral antecipada negativa. Todos os juízes membros acompanharam o voto do relator, juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, que concluiu pela improcedência do recurso interposto pelo representado.

 

Brejo Grande 2

A ação teve início com uma representação movida pelo Partido Social Democrático (PSD), Diretório Municipal de Brejo Grande-SE, que apontou a publicação de vídeos e imagens no Instagram de Paulo Tenório, nos quais ele comparava o adversário político, Carlos Augusto, a um "saruê", em uma tentativa de desqualificá-lo perante o eleitorado.

 

Plantão para denúncias 1

No dia 6 de outubro, acontecerão as Eleições Municipais de 2024, e a Ouvidoria do Ministério Público de Sergipe estará de plantão durante o período da votação, que vai das 8h às 17h, para receber denúncias acerca de crimes eleitorais. A Ouvidoria da Mulher também estará de prontidão. O órgão ouvidor é um canal permanente de comunicação entre o MPSE e a sociedade.

 

Plantão para denúncias 2

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 127, pelo e-mail ouvidoria@mpse.mp.br ou pelos links Portal Ouvidoria e Ouvidoria da Mulher – em Denúncia Online. Podem ser enviados vídeos, fotos, áudios e documentos. “Estamos preparados para atuar de forma ágil e transparente, com o objetivo de assegurar a lisura e a legitimidade do pleito”, ressaltou a ouvidora do MPSE, a procuradora de Justiça Ana Christina Souza Brandi.

 

Sem prisão

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação consta do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

 

Mensagem do gov

No início da noite de segunda-feira, dia 30, o governador Fábio Mitidieri, através das suas redes sociais, mandou uma mensagem clara aos opositores que, conforme relatou, adotaram um caráter de denuncismo em relação ao candidato do PDT, Luiz Roberto.  Mitidieri deixou claro que confia na idoneidade do candidato e que está empenhado em trabalhar para que ele vença as eleições. "Ele é um técnico preparado, já mostrou competência na gestão e está preparado para conduzir, de forma eficaz e transparente, os destinos da nossa capital. E eu estarei com ele nessa reta final e vamos vencer essas eleições", anunciou.

 

Positividade

Outro vídeo que chamou a atenção foi correlato à postura de algumas candidaturas que sempre pintam um cenário catastrófico e desolador na cidade. "Minha gente, esse cenário de catástrofe não é aqui não. Claro que temos problemas, como qualquer cidade do mundo, mas nossa capital é linda, bem cuidada, com a limpeza e crescimento urbano chamando a atenção de quem nos visita e muitos se apaixonam de cara pela cidade. Precisamos nos unir em torno de um candidato que traga boas propostas para avançarmos ainda mais. E esse nome é Luiz Roberto”, destacou.