07/03/2025 as 07:22
NA ALESENa Tribuna, a parlamentar elencou algumas leis que tratam dos direitos e conquistas ao longo dos anos.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Refeições 1
O programa Prato do Povo atingiu a marca de 1 milhão de refeições servidas à população sergipana em situação de vulnerabilidade. Criado pelo Governo de Sergipe e executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o programa oferece alimentação de qualidade a milhares de famílias. Atualmente, 21 cidades são atendidas, com a distribuição de 200 refeições diárias, beneficiando diretamente mais de 10 mil famílias.
Refeições 2
Para a primeira-dama e secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, o ‘Prato do Povo’ representa mais do que uma política pública: é um compromisso com a dignidade dos sergipanos. “Ver o sorriso das famílias ao receberem uma refeição quente e balanceada não tem preço. É um misto de gratidão e orgulho por fazer parte de uma iniciativa que, todos os dias, luta contra a fome e promove a inclusão social”, declarou.
Novos cartões 1
Na próxima segunda-feira, dia 10, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, a primeira-dama Érica Mitidieri, vai entregar novos Cartões Mais Inclusão (CMais). O evento ocorrerá em Lagarto, na Estação Cidadania Áthalia Paixão, às 9h30.
Novos cartões 2
“A entrega do cartão faz parte do compromisso da Seasic em desenvolver ações que buscam promover dignidade e melhorar as condições de vida da população, sendo um passo importante para segurança alimentar, pois permite que as famílias tenham acesso a itens essenciais em sua alimentação”, reforçou Érica.
Opera Sergipe
Com mais de 22 mil procedimentos eletivos realizados na primeira fase, o Opera Sergipe 2 será lançado nesse sábado, 8, com a oferta de cirurgias mais complexas, entre elas as ortopédicas, uma das mais procuradas no estado. O objetivo do programa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é diminuir o tempo de espera na fila por um procedimento. Na primeira etapa, o Governo do Estado oportunizou a realização de cirurgias que não tinham o agravante de urgência. Nesta etapa estarão à disposição da população procedimentos mais complexos, como redução mamária, endometriose e ligamento do joelho.
Qualidade de vida 1
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), investiu R$ 86,5 milhões em pavimentação de ruas e estradas sergipanas. Desde janeiro de 2023, mais de 582.000 m² de calçamento foram implantados, beneficiando 38 municípios, melhorando a mobilidade e qualidade de vida em áreas urbanas e rurais.
Qualidade de vida 2
Em locais como Brejo Grande e Indiaroba, a população comemora as melhorias. "O dia a dia é bem diferente agora. Não temos mais que lidar com poeira ou barro", afirma Wesley Ramos da Paixão, morador de Brejo Grande. As obras, além de promoverem mais conforto, também têm um impacto positivo na economia local e na sustentabilidade, pois o pavimento em paralelepípedo facilita o escoamento da água da chuva.
Em Lagarto 1
A Prefeitura de Lagarto tem trabalhado para fortalecer a agricultura local. Nesta quinta-feira, 6, atendendo a uma determinação do prefeito Sérgio Reis, o secretário de Agricultura do município, Luciano Alves, se reuniu com o secretário estadual da pasta, Zeca da Silva, para apresentar demandas da área. Uma delas, já assegurada durante o encontro, foi a doação de um caminhão para o escoamento da produção agrícola de Lagarto para o Centro de Distribuição, em Aracaju.
Em Lagarto 2
Além do veículo já garantido pelo Governo do Estado, que deve ser entregue na próxima semana, a gestão busca viabilizar mais três caminhões – uma via emenda parlamentar e outros dois por meio de outras secretarias.
Em Lagarto 3
O objetivo é garantir mais suporte aos agricultores locais, facilitando o transporte da produção e fortalecendo o setor agrícola do município. A parceria entre município e Estado abrange outras áreas. Na segunda, dia 10, a secretária de Assistência e primeira-dama, Érica Mitidieri, estará em Lagarto para entrega de cartões CMais, o programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
OAB 1
O prazo para advocacia ficar em dia com sua anuidade e exercer seu direito ao voto para formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional, pertencente à advocacia no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), encerrou ontem. De acordo com o edital nº 01/2025, a advocacia deve estar em dia com a anuidade até 30 dias antes do dia da eleição geral, que será realizada no dia 6 de abril.
OAB 2
“Os advogados e advogadas que estão com sua anuidade atrasada, devem procurar a tesouraria da OAB/SE até esta quinta-feira para regularizar sua situação e conseguir votar na eleição para formação da lista sêxtupla”, orienta Marcel Fortes, presidente da Comissão Eleitoral da OAB/SE.
Dia da Mulher 1
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) destacou durante sessão na Assembleia Legislativa registrou as comemorações no mês em que celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Na Tribuna, a parlamentar elencou algumas leis que tratam dos direitos e conquistas ao longo dos anos.
Dia da Mulher 2 (COM FOTO)
“A celebração do Dia Internacional da Mulher tem suas raízes em movimentos de luta por direitos das mulheres, e ao longo do tempo, ganhou reconhecimento global. Diversos países, incluindo o Brasil, realizam eventos, campanhas e ações especiais durante o mês de março para homenagear as mulheres e promover a igualdade de gênero”, ressaltou.
Justiça pela Paz 1
A 29ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa acontecerá de 8 a 21 de março. Em Sergipe, a programação é organizada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e contará com realização de ações tanto para o público interno, em parceria com a Diretoria de Pessoas e Centro Médico; quanto para o externo, com lançamento de projetos, palestras e cursos.