25/03/2025 as 09:04
MARISQUEIRANa oportunidade, apresentou propostas de projetos de lei que visam “construir políticas públicas necessárias à dignidade das mulheres sergipanas que vivem dessa atividade”.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Agora é Poço Verde
Ontem, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Poço Verde, município sergipano duramente afetado pela seca (período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem). A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Até o momento, Sergipe tem 11 reconhecimentos vigentes, dos quais cinco por estiagem, cinco por seca e um por chuvas intensas.
Baixo São Francisco
O deputado estadual Paulo Júnior (PV), líder da oposição, fez um pronunciamento sobre a situação da região do Baixo São Francisco, destacando que a área apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. As críticas foram feitas durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Propriá. Paulo cobrou a revitalização do Distrito Industrial da cidade como forma de impulsionar a expansão do Gás Natural e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Tá na conta!
O Governo de Sergipe já depositou dinheiro na conta de professores e estudantes da rede pública estadual que se destacaram em práticas educativas, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino público do estado, por meio do programa Educação Nota 10. Foram contemplados 249 professores e 1.034 estudantes. Os recursos somados chegam a R$ 4,5 milhões. A solenidade de premiação do Programa Educação Nota 10 foi realizada nessa segunda-feira, 24, no Teatro Atheneu.
Pecuária de corte
O panorama da pecuária de corte em Sergipe será tema central do “Pré-Encorte”, que integra a programação da ExpoRingo 2025. O evento acontecerá na sexta-feira, 28, reunindo produtores, especialistas e profissionais do setor, que discutirão estratégias e inovações para aprimorar a eficiência e a sustentabilidade na pecuária de corte também de outras regiões do Nordeste. Marcelo Araújo, diretor da Start Soluções no Agronegócio e um dos organizadores do evento, lembra que ação antecede o Encorte, encontro importante que discute a pecuária de corte do Nordeste.
Marisqueiras
Nessa segunda-feira, 24, como parte da programação especial Março das Mulheres, a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) esteve reunida com integrantes do Movimento Marisqueira de Sergipe para dialogar sobre as demandas da categoria. Na oportunidade, apresentou propostas de projetos de lei que visam “construir políticas públicas necessárias à dignidade das mulheres sergipanas que vivem dessa atividade”. “Foi um encontro potente, no qual apresentamos alguns pré-projetos para que, com a participação das mulheres, possamos finalizar e protocolar essas proposituras, que são reivindicações da própria categoria”.
Evento PT 1
A corrente interna do Partido dos Trabalhadores, “Construindo um Novo Brasil” (CNB), realizou no sábado, dia 22, um grande encontro em Aracaju. Mais de 500 militantes de 38 municípios participaram do seminário, que contou com a presença do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência – principal liderança da corrente no estado – e do candidato a presidente do Diretório Nacional do PT, Edinho Silva.
Evento PT 2
Os deputados federais Josias Gomes e Paulão e o vice-presidente nacional do partido, Everaldo Anunciação, também participaram do evento. “O PT não é um partido de projetos pessoais, é um partido que constrói coletivamente. E em Sergipe, o PT precisa voltar a ser um partido de muitos, com vitalidade, força, afinal de contas somos o partido do presidente Lula”, afirmou o ministro, em seu discurso.
Candidato PT
Edinho agradeceu o apoio do ministro e dos petistas da corrente CNB e ressaltou sua disposição em trabalhar pelo fortalecimento do PT. “Quero ser presidente do PT para dar conta dos desafios deste momento que a gente vive. Estamos diante da quadra histórica mais difícil da nossa existência. Hoje, estamos enfrentando a ascensão do fascismo no mundo, por isso precisamos estar unidos e preparados”, declarou.
Centro-Sul e Sul unidos 1
Nesse fim de semana, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), reuniu prefeitos do Centro-Sul e Sul sergipanos para a criação de uma carta de compromisso, unindo esforços para intervenções no desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população local.
Centro-Sul e Sul unidos 2
Ao propor essa articulação, que envolve parcerias comerciais, incentivo ao empreendedorismo, fortalecimento da agricultura familiar e ações educacionais, Sérgio enxerga uma oportunidade de crescimento econômico e social para os municípios. Além disso, essa iniciativa pode consolidar ainda mais sua liderança política nessas regiões.
Votação na Câmara
Está prevista para hoje a votação do projeto de lei do Poder Executivo, que autoriza Aracaju a contratar operação de crédito com instituição financeira no valor de R$ 161 milhões, destinada ao financiamento de projeto para mobilidade urbana sustentável – compra de ônibus elétricos, carregadores e instalação de usina fotovoltaica.
Novos ônibus 1
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), anunciou ontem, dez ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e carregador USB para a população. Ao todo, foram disponibilizados cinco veículos zero quilômetro da Viação Atalaia e mais cinco seminovos da empresa Modelo. A ação tem como objetivo a modernização da frota e visa proporcionar um transporte coletivo de qualidade.
Novos ônibus 2
“Em meados de abril, devem chegar mais 19 novos ônibus. Ou seja, é o que a população de Aracaju merece, e estamos trabalhando para acontecer o mais rápido possível, proporcionando dignidade no transporte público”, afirmou a prefeita.
Praia do Saco 1
O Governo do Estado retomou as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental da Praia do Saco, em Estância, durante reunião realizada ontem. O encontro reuniu representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Sergipe, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Município de Estância.
Praia do Saco 2
Durante a reunião, foram analisadas as ações já implementadas, como o mapeamento das áreas de preservação permanente, a atualização das normas de gerenciamento costeiro e o monitoramento ambiental. Além disso, foram debatidas novas soluções que conciliam o crescimento econômico com a preservação ambiental, avaliando a viabilidade dessas medidas antes de sua apresentação ao Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe, prevista para as próximas semanas.
Segurança alimentar
Ontem, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho (MDB), convocou secretários para discutir os primeiros passos para garantir melhorias na política alimentar do município. “Há, em Socorro, famílias em estado de subnutrição e vulnerabilidade alimentar, e estamos aqui, junto ao Conselho, para ajudar e oferecer suporte. A palavra de ordem é união, todas as secretarias devem estar unidas para tratar deste tema tão importante”, reforçou.