04/04/2025 as 11:27

MERCADO

Gás natural mais barato

A Sergipe Gás S/A (Sergas) participa de uma iniciativa inovadora no mercado de gás natural.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Gás natural mais barato

Gás natural mais barato 1

A Sergipe Gás S/A (Sergas) participa de uma iniciativa inovadora no mercado de gás natural. A ação, promovida pela Transportadora Associada de Gás (TAG), ocorreu durante um leilão para venda de suprimento em excesso na malha de transporte. Nessas ocasiões, o gás é comercializado a um valor significativamente abaixo do mercado, criando oportunidades vantajosas para a concessionária e seus clientes industriais, na substituição de combustível ou aquisição adicional de gás.

 

Gás natural mais barato 2

Atenta a essa movimentação, a Sergas adquiriu parte do suprimento e ofereceu a oportunidade à Tropfruit, indústria de alimentos localizada no município de Estância. Desta forma, a empresa optou por utilizar gás natural em sua produção durante 24 horas, em substituição à lenha. A iniciativa, além de proporcionar economia à Tropfruit, também fortaleceu a relação entre a distribuidora e seus clientes industriais.

 

Conscientização do Autismo 1

A deputada federal Yandra Moura (União), presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, destaca a celebração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em meio às mobilizações pelo Abril Azul, Yandra Moura reafirma seu compromisso com a inclusão e destaca iniciativas legislativas voltadas para garantir mais direitos a essa população.


Conscientização do Autismo 2

Duas propostas legislativas de sua autoria têm avançado no Congresso Nacional e prometem impactar positivamente a vida de pessoas com TEA e seus familiares. O Projeto de Lei 507/2023, já aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, estabelece que o laudo médico que atesta o autismo tenha validade permanente, evitando a burocracia e o desgaste da renovação constante para autistas e seus cuidadores.
Já o PL 2697/2024 propõe uma política de incentivo à contratação de mães atípicas, assegurando oportunidades de trabalho sem comprometer o cuidado com seus filhos.

 

Conferências Municipais

O baixo engajamento dos municípios sergipanos na participação da 6ª Conferência Nacional das Cidades preocupa a deputada estadual Linda Brasil (Psol). Após mais de 10 anos, a conferência será retomada em 2025 e terá como temática “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A deputada levou o tema à sessão da Alese, para alertar sobre a necessidade de mobilização, tendo em vista que a participação na Conferência Nacional está condicionada à realização das conferências municipais e estadual.

 

Rodoviários

O deputado estadual Paulo Junior (PV) manifestou preocupação com os trabalhadores do Grupo Progresso, do Sistema Integrado de Transporte de Aracaju, diante da saída de circulação da empresa –  anunciada pela prefeita Emília Corrêa (PL). Durante seu discurso, o parlamentar destacou que a decisão já era esperada, diante das dificuldades enfrentadas pelo sistema de transporte coletivo da capital sergipana.

 

Requerimento 1

A vereadora Professora Sônia Meire (Psol), no requerimento nº 87/2025, solicita à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), que seja encaminhado à Câmara Municipal de Aracaju o levantamento do patrimônio destinado à economia solidária e informe, ainda, onde o material se encontra, a quantidade e o estado de conservação.

 

Requerimento 2

O requerimento nº 88/2025, também de autoria da Professora Sônia Meire, solicita à secretária municipal do meio ambiente, Emília Golzio, que sejam encaminhadas as imagens por satélite, o mapeamento atualizado, o levantamento da quantidade de todas as lagoas naturais e artificiais de drenagem presentes em Aracaju, assim como informações sobre a obra do canal da Zona de Expansão.

 

Audiência pública

O vereador Isac Silveira (União Brasil) vai realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 7, às 9h, com o tema “Mesa e negociação permanente em Aracaju”.

 

Reconstrução da UBS 1

O vereador Fábio Meireles (PDT) recebeu da atual secretária municipal de Saúde, Débora Leite, o anúncio da reconstrução da UBS Renato Mazze Lucas, na zona norte da capital. Hoje, na Tribuna da Câmara, o parlamentar destacou o assunto e comemorou a conquista -  uma bandeira de luta de seu mandato e anseio da população aracajuana, especificamente dos moradores do bairro Soledade, que vem sofrendo com a ausência de atendimento público de saúde no local onde moram, tendo que se deslocar para outros bairros próximos.

 

Reconstrução da UBS 2

A secretaria de saúde anunciou a obra esta semana, quando esteve na Câmara Municipal de Aracaju e através de uma conversa particular com o vereador. “Daqui a cerca de um ano, esta unidade estará já pronta, prestando um serviço àquela população. É muito bom ver o poder público construindo e realizando o desejo da população”, disse Fábio Meireles.

 

Bibliotecas

O vereador Iran Barbosa (Psol) apresentou no Legislativo de Aracaju a Indicação nº 606/2025, solicitando à Secretaria de Educação, que busque garantir a universalização das bibliotecas escolares nas instituições que integram o Sistema Municipal de Ensino. “Reforço esse pedido, através dessa Indicação, para que se cumpra o que determina a Lei 12.244, de 24 de maio de 2010, que deu prazo para que as instituições de Educação Básica de ensino deste país criassem suas bibliotecas escolares, seja na rede pública ou na privada”, disse.

 

Cautela na obra 1  

O vereador Breno Garibalde (Rede) alertou sobre a obra de macrodrenagem que está sendo executada na antiga Zona de Expansão. Na visão do parlamentar, é necessário que a gestão municipal tenha cautela e reveja o projeto e a execução da obra, tendo em vista os grandes impactos que afetarão as populações ribeirinhas e o turismo daquela região.

 

Cautela na obra 2

Breno lembra que a região da antiga Zona de Expansão já possui várias lagoas de drenagem natural, mas, muitas delas estão sendo aterradas para a construção de condomínios. “As lagoas já fazem o trabalho de drenagem natural, e não podem ser aterradas como vem acontecendo. Então, tanto a Prefeitura de Aracaju quanto o Governo do Estado precisam ter cautela nessas obras estruturantes que, na minha opinião, não estruturam nada”, finalizou o vereador.