10/04/2025 as 12:15
PERISCÓPIOFábio Mitidieri informou que irá tratar do tema com o prefeito Valmir de Francisquinho após a Semana Santa.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Licitação na Deso
A partir da reestruturação na DESO, com a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto, o Sindisan tem acompanhado o contrato e, ontem, afirmou ter identificado supostas irregularidades na licitação pública para contratação de serviços de gerenciamento e supervisão das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Dores. A planilha orçamentária, de acordo com o Sindisan, prevê contratação de profissionais, apesar da empresa possuir profissionais no seu próprio quadro capazes de atender as demandas. A direção da DESO, segundo o sindicato, decidiu suspender a licitação após ser questionada.
Denúncias 1
O Sintese revela que tem recebido denúncias dando conta de que pacientes com câncer estão tendo o tratamento de radioterapia negado pelo Ipesaúde. Segundo o sindicato, o Ipesaúde impõe um número de atendimento aos seus pacientes, como cotas de autorização para exames, consultas, urgência médica, entre outros. “Quando o paciente chega nesta ‘cota’ de autorizações estabelecida pelo Ipesaúde, o paciente não consegue marcar mais nada; nem os pacientes com câncer conseguem autorização para fazer o tratamento que pode salvar suas vidas, como é o caso da radioterapia”, aponta o sindicato.
Denúncias 2
Outra situação denunciada pelo Sintese relata que hospitais e clínicas estariam suspendendo o atendimento aos usuários do Ipesaúde. O hospital Primavera, revela o sindicato, não oferece mais atendimento cardiológico. “Aqueles que desejam realizar uma consulta no Primavera devem desembolsar 80 reais para serem atendidos; o Ipesaúde não cobre mais as consultas”.
Teletrabalho no TJ 1
Desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) questionam a permanência do teletrabalho no âmbito do Judiciário estadual e defendem a jornada presencial. No início do mês, chegaram a expor casos em que juízes participam de audiências das suas casas. O debate ocorreu durante a discussão sobre uma proposta de alteração na Resolução 12/2016 para vedar o teletrabalho no período de estágio probatório. O texto foi retirado de pauta pela presidente, Iolanda Guimarães, mas isso não impediu que os seus pares expusessem opinião sobre o tema.
Teletrabalho no TJ 2
O problema se agrava ainda mais com a locação de servidores no interior. O desembargador Gilson Félix citou as dificuldades de manter esses servidores em comarcas do interior e afirmou ser “cada vez maior” a possibilidade de ampliação do teletrabalho, mas ressaltou que não é possível abrir mão da jornada presencial. Uma das alternativas mencionadas pelo magistrado para atenuar a dificuldade seria criar uma gratificação para aqueles que desejarem residir na cidade onde trabalham.
Sem fila de espera
A Prefeitura de Itabaiana realizou força-tarefa que resultou na eliminação da fila de espera para 157 exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia, mamografia e colonoscopia. A iniciativa contou com a parceria do Hospital do Amor, localizado em Lagarto, e beneficiou pacientes que aguardavam há meses — em alguns casos, há mais de um ano — por esses procedimentos.
Ceasa de Itabaiana
Questionado sobre o funcionamento da Central de Abastecimento de Itabaiana (Ceasa), Fábio Mitidieri informou que irá tratar do tema com o prefeito Valmir de Francisquinho após a Semana Santa. “Está aí uma prova de que os adversários podem se respeitar e podem trabalhar juntos pela população. Conversei recentemente com Valmir sobre a questão da Ceasa. E após a Semana Santa irei recebê-lo para a gente buscar uma solução definitiva, porque a gente não pode deixar a política atrapalhar a população. A sociedade não pode pagar o preço de divergências políticas”, registrou.
Transfobia
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe lamentou os “atos de violência física, verbal e transfóbica que teriam sido praticados contra duas pessoas trans na madrugada do dia 7 de abril, no interior de um estabelecimento comercial em Aracaju, e que estão em fase de apuração pela Comissão Especial da Diversidade Sexual e de Gênero”. A comissão da OAB Sergipe está acompanhando e oferecendo apoio às vítimas.
Cobrando melhorias
O vereador Joaquim da Janelinha reforçou duas demandas das comunidades onde atua. A primeira delas diz respeito à Praça Jornalista Orlando Dantas, localizada no Canal 5 do Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Segundo o parlamentar, a principal queixa dos moradores é a deficiência na iluminação pública. A segunda reivindicação apresentada foi para a comunidade do Suvaco da Gata, também conhecida como Recanto Verde, no bairro Santa Maria.
Falta de água 1
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) denunciou, na Assembleia Legislativa, situação triste enfrentada pela comunidade do Povoado Lagoa Redonda, em Porto da Folha/SE. A falta de água tem afetado muito a região, e os moradores realizaram uma manifestação ontem para reivindicar providências ao governo.
Falta de água 2
Georgeo pediu ao Presidente da Deso para resolver a situação o quanto antes, amenizando assim o sofrimento dos sertanejos. “As pessoas reclamam muito. Alguns estão confiando na Iguá, empresa que está assumindo o serviço de distribuição de água no estado, mas, ainda hoje, diversas localidades em Sergipe permanecem sem o abastecimento correto de água”, relatou Passos.
Novo fardamento 1
A Prefeitura de Lagarto deu início, nessa quarta-feira, 9, à entrega dos novos fardamentos escolares para os alunos matriculados na Educação Infantil da rede municipal de ensino. A ação, que beneficiará 3.700 crianças com a distribuição de mais de 9 mil conjuntos compostos por camiseta e short, representa um investimento de quase R$ 200 mil, oriundos de recursos próprios do município.
Novo fardamento 2
O prefeito Sérgio Reis (PSD) acompanhou a entrega nas UMEIs Júlia Maria e Adalberto Fonseca, destacando a importância da iniciativa. “A entrega dos uniformes representa um passo importante na valorização da nossa educação. Estamos começando pelas creches, mas, com trabalho e dedicação, alcançaremos toda a rede municipal até 2026”, afirmou.
PL crimes hediondos 1
A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou o projeto de lei que inclui os crimes de corrupção ativa e passiva no rol de crimes hediondos. A proposta, que agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), endurece a legislação contra um dos delitos que mais prejudicam o Brasil. O senador Alessandro Vieira (MDḄ/SE), membro da CSP, celebrou a aprovação e reafirmou sua postura firme no combate à corrupção.
PL crimes hediondos 2
“Corrupção não é erro técnico. É crime doloso, grave e deve ter a resposta penal adequada”, afirmou Alessandro. Ele destacou que a medida representa um avanço necessário para garantir que esses crimes sejam tratados com a severidade que merecem, sem margens para interpretações judiciais que possam favorecer condenados por desvio de dinheiro público.