19/05/2022 as 08:32

INELEGIBILIDADE

Valmir diz que tem um recurso junto ao TSE

TSE ainda não definiu se mantém a inelegibilidade de ex-prefeito

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Valmir de Francisquinho (PL), pré-candidato ao Governo de Sergipe, afirmou que o recurso que trata sobre a decisão que o tornou inelegível ainda está em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-prefeito de Itabaiana foi condenado pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso de poder e uso da máquina pública nas eleições de 2018. A afirmação de Valmir foi feita ontem, 18, durante entrevista no programa de rádio “Jornal da Fan”.

De acordo com o pré-candidato, a decisão do TRE é reversível, já que cabe recurso. “A minha situação jurídica nisso é tranquila. Isso tudo aconteceu por conta de uma inauguração de uma obra em Itabaiana. Talysson [deputado estadual] não está inelegível, ele nem estava na hora. A inelegibilidade é de Valmir”, disse. Ainda segundo Valmir, os adversários políticos esperam bastante a decisão do TSE. “Acredito que estão mexendo e fazendo de tudo lá em Brasília. Mas estou tranquilo. A decisão do TRE não é definitiva e cabe recurso. Estou tranquilo”, frisou.

Na oportunidade, Valmir relembrou que a condenação foi ajuizada pela oposição, onde a acusação foi fundamentada na inauguração pela Prefeitura de Itabaiana no Povoado Carrilho. Orientação Diante do que aconteceu no passado, Valmir de Francisquinho explicou o motivo de não ter participado da solenidade de inauguração da BR-101 junto com o presidente Jair Bolsonaro – aliado político e filiado no mesmo partido: “Foi uma orientação jurídica em detrimento de algumas situações que passamos nas eleições passadas”, registrou. Para Valmir, ficou mais fácil e seguro comparecer para os políticos que têm mandato porque estão atuando em exercício da função. “A gente entendeu que não podia ir. Mas, quando houver um ato político, estaremos presentes”, concluiu.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação