22/09/2022 as 12:03

EDUCAÇÃO

Ações de Maria Mendonça miram desenvolvimento educacional de Sergipe

Parlamentar destaca que área é crucial para que Estado avance, e ressalta que campo educacional é protagonista em sua atuação política

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ações de Maria Mendonça miram desenvolvimento educacional de Sergipe

Pedagoga, a deputada estadual Maria Mendonça (PDT) tem olhar atento à educação sergipana, acompanhando de perto as necessidades da área e atendendo às demandas provenientes do setor. Segundo ela, tudo isso faz parte de uma das principais missões da sua trajetória política: contribuir para o desenvolvimento educacional do Estado de Sergipe. Esse objetivo, de acordo com Maria, materializa-se na forma de ações concretas, com Projetos de Lei, Moções, Indicações e Requerimentos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que efetivamente promovem melhorias e garantem o acesso dos sergipanos à educação de qualidade.

Para a deputada estadual, é imprescindível compreender a educação como um campo complexo e diverso, no qual há uma extensa variedade de atores, contextos, características próprias de toda sorte, entre outros elementos. “Meus mandatos enquanto representante do povo na Alese sempre foram nessa direção. Além de parlamentar, sou pedagoga, e nessa caminhada aprendi que devemos analisar e atuar pelo melhoramento da educação levando em conta seu caráter multidimensional. Cada escola é diferente, assim como seus alunos, professores e demais profissionais. E cada um desses possui necessidades específicas”, explicou Maria.

Entre as propostas da parlamentar voltadas à educação, está o Projeto de Lei (PL) 30/2019, que institui o programa “Lei Maria da Penha vai à Escola”. O objetivo do PL é ensinar noções básicas da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) a alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, impulsionando reflexões sobre o combate à violência contra a mulher, além de contribuir para a redução de crimes dessa natureza a partir da conscientização. “É necessário que, ainda na escola, os jovens compreendam a perversidade da violência à mulher e os seus diversos impactos. É cortar o mal pela raíz, não removendo apenas seus galhos”, salientou.

É também de Maria o PL 18/2019, que estabelece o programa de fomento à literatura de cordel nas escolas públicas e privadas de todo o Estado de Sergipe, a ser realizado anualmente durante um mês nos estabelecimentos de ensino. “A finalidade do programa é prevenir a erradicação da literatura popular em verso, contribuir para o conhecimento da comunidade escolar sobre a cultura popular brasileira e diminuir a discriminação em relação à cultura regional, em especial a do Nordeste. É uma marca da sergipanidade, e deve ser fortalecida”, enfatizou a parlamentar.

 

ESCOLAS ADEQUADAS

Algumas das principais ações de Maria Mendonça no campo da educação se referem a reformas, adequações e melhorias para estruturas de escolas em todo o Estado de Sergipe. São dezenas de proposituras, que incluem, por exemplo, a Indicação 155/2022, que solicita ao Governo de Sergipe a reforma da Escola Estadual João Salônio, em Nossa Senhora Aparecida, incluindo ainda a construção de uma biblioteca e de uma quadra poliesportiva. Já na Indicação 279/2015, ela pediu, também ao governo estadual, a construção da sede própria da Escola Estadual Vicente Machado Menezes, em Itabaiana.

Já em 2020, durante a pandemia de Covid-19, ela pediu celeridade nas obras de construção e reformas das escolas públicas estaduais, “a fim de que os alunos tivessem acesso a uma boa estrutura no retorno às aulas”. Maria ressaltou que sua preocupação com a área diz respeito ao interior do Estado e à Região Metropolitana. Exemplo disso é a Indicação 1/2016, que solicitou ao Governo de Sergipe a regularização da merenda escolar, a implantação de uma política de segurança e a reforma da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, situada no bairro Industrial, em Aracaju.

Outro reflexo desse olhar amplo é a Indicação 277/2019, que propôs a reconstrução da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate, em São Cristóvão. “Nosso mandato sempre cumpriu suas atribuições parlamentares, entre as quais estão a de ouvir a população e a de fiscalizar o Poder Executivo do Estado. Entendemos que para um bom processo de ensino e aprendizado, é essencial que os alunos e professores tenham acesso a escolas adequadas, portando todos os equipamentos estruturais necessários para permitirmos o pleno desenvolvimento educacional de Sergipe”, disse a deputada estadual.

Foi com a Moção 19/2021 que Maria lutou para que os alunos e professores da educação básica tivessem acesso à internet para fins educacionais. Na propositura, ela apelou à bancada sergipana no Congresso Nacional, para que derrubasse o veto 10/2021 do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao PL 3.477/2020. “Esse veto era inaceitável, pois tirava algo tão fundamental nos dias de hoje, que é o acesso à internet nas escolas. É de uma imprudência imensurável encarar isso como algo aceitável”.

 

MARIA, UFS E IFS

Quando prefeita de Itabaiana, entre os anos de 2005 e 2009, Maria Mendonça conseguiu levar ao município campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), o que impulsionou não só o aprimoramento educacional acentuado de toda a região, mas ajudou a aquecer a economia local. “Com a UFS, formamos professores exímios, que se espalham pelas escolas de todo o agreste sergipano, contribuindo de forma exemplar para a formação dos nossos alunos na educação básica. Foi um enorme passo para Itabaiana e para todos os municípios próximos”, disse ela.

 

Contudo, a relação da parlamentar com a UFS vai além. Isso porque a deputada estadual atuou de forma enérgica no repúdio aos bloqueios orçamentários impostos à universidade pelo Governo Federal, através de várias Moções de Apelo protocoladas e aprovadas na Alese. Já com Moções de Aplauso, a deputada estadual parabenizou a instituição e seus gestores em diversas ocasiões. “A contribuição da UFS para a ciência e educação de Sergipe e do Brasil é colossal. É a melhor universidade do Nordeste e a terceira do País, segundo o ranking da Times Higher Education. Defendê-la e destacá-la deve ser papel de qualquer parlamentar sergipana. É um orgulho”, destacou.