03/10/2024 as 15:45
BARRA DOS COQUEIROSInelegibilidade de Danilo foi levantada com base em sua união estável com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente, o que, segundo a legislação, o tornaria inelegível.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Danilo (PT), candidato à prefeitura de Barra dos Coqueiros, município de Sergipe, manteve sua campanha para a eleição mesmo após o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) ter barrado a candidatura em primeira e segunda instância.
A inelegibilidade de Danilo foi levantada com base em sua união estável com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente, o que, segundo a legislação, o tornaria inelegível. O Ministério Público Eleitoral destacou que essa relação é de conhecimento público e foi amplamente coberta por diversas reportagens.
Embora seu nome de campanha original tenha sido "Danilo de Lula", ele optou por mudar para "Danilo". De acordo com o Art. 14, § 7º da Constituição, cônjuges e parentes até o segundo grau de presidentes da República, governadores e prefeitos são considerados inelegíveis na jurisdição do titular, a menos que já ocupem um cargo eletivo e concorram à reeleição. A situação de Danilo permanece incerta enquanto a campanha avança.