06/11/2024 as 10:13
DESCASO CULTURALA deputada criticou a gestão cultural do Governo do Estado que segue priorizando apoios e patrocínios a eventos privados, como o Pré-Caju, enquanto "fecha os olhos e vira as costas" para o Festival de Artes de São Cristovão.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Pelo segundo ano consecutivo, o governo do estado de Sergipe demonstra o seu desprezo pela cultura e, principalmente, pelo Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), maior festival de artes sergipano. Essa é a avaliação da deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que, na manhã desta terça-feira, 5, usou o Grande Expediente da sessão plenária para cobrar explicações do Governo Mitidieri sobre a falta de apoio e patrocínio ao evento, realizado em São Cristóvão, e que é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
Em sua fala, a parlamentar lembrou que levou o questionamento na última quinta-feira, 31, para suas redes sociais, e que, após o seu pronunciamento, o Governo emitiu uma nota informando que viabilizaria uma reunião com a gestão do município para discutir o apoio e o patrocínio no evento, mas sem uma data definida, isso a menos de um mês da realização do evento. Para Linda, uma verdadeira demonstração de negligência do governo estadual com o evento. “Isso é muito grave! Denunciamos a mesma coisa ano passado. Aqui, em Sergipe, o que prevalece é a desvalorização e o atraso no repasse das verbas que deveriam ser usadas para potencializar as nossas artes, os nossos eventos populares, as nossas e os nossos artistas, mas o que vemos é o oposto. Temos um Governo que atrapalha as e os fazedores de cultura do nosso estado. É importante reforçar que o investimento cultural não é do estado. É do povo”, analisa a deputada.
A deputada criticou a gestão cultural do Governo do Estado que segue priorizando apoios e patrocínios a eventos privados, como o Pré-Caju, enquanto "fecha os olhos e vira as costas" para o Festival de Artes de São Cristovão, uma festa forjada da consciência e da resistência do povo de São Cristovão que tem mais de 50 anos de tradição, que que está em sua 39ª edição.
O deputado Paulo Júnior (PV) pediu uma fala para informar à deputada Linda Brasil de que, além de não apoiar o FASC, o governo afirmou que não vai pagar a emenda não impositiva no valor de R$270 mil destinada por seu mandato para a realização da festival. Linda reforçou a crítica, associando a postura do governo como uso da máquina pública para fazer política. "Isso é um escancaramento do descaso que esse governo tem com a cultura, com o nosso festival que é referência nacional, que é histórico em nosso país e tem décadas de existência. O Governo faz política com o dinheiro do povo. Não podemos aceitar que isso aconteça. O FASC não pode ser penalizado por esse projeto político egoísta que atua para favorecer seus agrupamentos políticos. É inadmissível que não deixem as questões políticas de lado, demonstrando que os seus interesses políticos são mais importantes”, lamentou.
Linda ressaltou ainda que o governo do estado só voltou atrás no que diz respeito ao fomento do festival por causa da sua denúncia na semana passada. “Esse é o governo que nega a cultura, que despreza as artes e vira as costas para o FASC, por se tratar de um festival que representa a resistência. Nossa cultura não pode ser calada, nossa história não será esquecida e o nosso estado merece muito mais do que um governo que fecha os olhos para a nossa riqueza cultural. E eu sempre vou ser a voz do povo aqui nesta Casa e estarei cobrando, todos os dias, o respeito e a devida valorização da nossa cultura”, finalizou a deputada.
Dia Nacional da Cultura
A deputada estadual Linda Brasil aproveitou para lembrar que, hoje, também é o Dia Nacional da Cultura. A data é uma alusão ao nascimento de Rui Barbosa. Baiano de nascimento, o intelectual, jornalista, diplomata e jurista desempenhou um papel significativo tanto na esfera política, quanto cultural do Brasil. No entanto, a deputada afirmou que, infelizmente, Sergipe não tem nada a comemorar, principalmente com um governo que tem desvalorizado a cultura popular e as e os artistas sergipanos.
Projeto Minha Terra é Ará
A deputada aproveitou a ocasião para registrar, também, a visita que fez ao projeto “Minha Terra é Ará”, no último domingo, 3. O projeto é uma iniciativa que consiste em mostra a história de Aracaju em um passeio de Tototó que sai do atracadouro do mercado central e, navegando pelo Rio Sergipe, mostra a história da cidade de Aracaju. Para Linda, se trata de uma iniciativa de “extrema importância”. A deputada mostrou um vídeo com a sua visita ao local e pedindo que seus e suas colegas da Alese conheçam e apoiem o projeto.