26/02/2025 as 14:55

NA CÂMARA

Vereadora Sonia Meire fiscaliza contratos de limpeza urbana em Aracaju

Empresas Renova Serviço de Coleta Especializados LTDA e Aska Serviços de Locação foram contratadas emergencialmente após o fim do também contrato emergencial com Torre,

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vereadora Sonia Meire fiscaliza contratos de limpeza urbana em AracajuChina Tom

Após a contratação emergencial de duas empresas para a realização do serviço de coleta de lixo no município pela Prefeitura Municipal de Aracaju na última semana, a vereadora Sonia Meire (PSOL) informou que vem acompanhando e fiscalizando esse processo realizado pela nova gestão. 

“Essa questão vem sendo acompanhada e não está totalmente resolvida. Nós sabemos que os problemas com as terceirizações são antigos, e temos hoje em várias capitais, Aracaju não é diferente, um processo amplo e irrestrito dessas terceirizações. É modo operante do Estado de entregar aquilo que é o seu dever para empresas privadas. Estamos lutando, a todo momento, contra isso, principalmente para serviços essenciais para a população. Esse novo processo veio cheio de problemas, o que levou o Ministério Público inclusive pedir uma auditoria do Tribunal de Contas”, disse a vereadora.
 
As empresas Renova Serviço de Coleta Especializados LTDA e Aska Serviços de Locação foram contratadas emergencialmente após o fim do também contrato emergencial com Torre, que acabou no último dia 19, e cerca de 1300 funcionários demitidos.
 
“Estive em um ecoponto para verificar por que no novo contrato não tem ecoponto, nem tem transparência na lista de preços. Estou requerendo que a Emsurb apresente todo o quadro de valores para nós. No passado, a antiga empresa e seus donos já responderam processo por conta das irregularidades. Isso tudo é fruto dessa entrega dos nossos serviços à privatização, que causa insegurança jurídica e abre a chance de corrupção, através das trocas de cargos, além dos superfaturamentos. E nesse novo contrato o valor é menor porque houve a diminuição de carros e da oferta de determinados serviços. A cidade continua com lixos acumulando, estamos recebendo várias denúncias e continuaremos atuando de olho em todo esse processo”, finalizou Sonia Meire.