25/03/2025 as 08:12

NOVA ESTRUTURA

Fabiano Oliveira assume presidência da Emsetur

Auxiliares assumem com objetivo de alavancar ainda mais áreas estratégicas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para fortalecer ainda mais a cultura e o turismo no estado, o governador Fábio Mitidieri empossou, nessa segunda-feira, 24, novos gestores nas pastas da administração pública estadual: Valadares Filho, Irineu Fontes e Fabiano Oliveira. A nova estrutura visa fortalecer políticas públicas nas áreas, uma vez que a gestão estadual tem se empenhado para gerar visibilidade e concretizar ações públicas.

O modelo organizacional integra a Secretaria de Cultura com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê(Funcap), sob a direção de Gustavo Paixão, e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), liderada pelo secretário Marcos Franco. O governador destacou que os novos integrantes da gestão estadual chegam para se somar ao objetivo de alavancar ainda mais as atividades, estratégicas para o desenvolvimento do estado. “O nosso governo, desde o início, tem priorizado as políticas públicas do turismo e da cultura e precisamos continuar avançando. Nós temos batido recorde na atração de turistas para o destino Sergipe, e queremos ampliar ainda mais a presença dos turistas aqui, para poder gerar mais empregos e movimentar a economia”, disse Fábio Mitidieri.

A ideia, também, é integrar os trabalhos, para que mais setores sejam desenvolvidos. “O casamento desses resultados com a valorização da nossa cultura reforça nossa identidade. Estamos valorizando os artistas sergipanos e queremos fomentar ainda mais nossas artes, nossas manifestações culturais, assim como envolver a cultura e o turismo para que, de mãos dadas, possamos continuar crescendo”, completou Mitidieri. Na Secretaria Especial de Cultura (Secult), criada em dezembro de 2024, por meio do Projeto de Lei nº 489/2024, Valadares Filho assumiu o cargo de secretário especial, ao lado do secretário-executivo Irineu Fontes, ambos com a missão de ampliar as ações culturais no estado. O recém-empossado evidenciou que estará comprometido com o planejamento estratégico do estado para aplicar todos os esforços na promoção da cultura sergipana. “Me dedicarei para que as artes e os saberes sejam ainda mais valorizados, pois sabemos que a alma de um povo é a cultura e Sergipe tem muita riqueza para mostrar”, defende.

Já Fabiano Oliveira traz a experiência de anos, especialmente no setor de turismo e eventos, para reestruturar a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), como anunciado pelo governador na última terça-feira, 18 de março. “Teremos essa missão de revitalizar a Empresa, ao lado do secretário Marcos Franco, para que possamos, com o trade turístico, impulsionar cada vez mais o turismo sergipano, buscando feiras, congressos, encontros religiosos ou esportivos, mas, acima de tudo, levar o nome de Sergipe além-fronteiras, já que vamos viver o melhor São João do Brasil, realizado pelo Governo do Estado”, garante. Ele reforçou que sua missão será marcada pela experiência adquirida ao longo dos anos e por uma energia renovada para enfrentar os desafios do setor. Ele ressaltou ainda a colaboração com o secretário de Turismo, Marcos Franco, e a secretária- -executiva, Daniela Mesquita, destacando a união da equipe como peça-chave para o sucesso da gestão. “Juntos, formamos uma equipe comprometida em impulsionar o turismo de Sergipe, gerando empregos, movimentando a economia e, principalmente, fortalecendo a nossa identidade cultural”, pontuou.

Além do turismo, Fabiano enalteceu a importância da integração com a cultura, saudando o novo secretário de Cultura, Valadares Filho, e o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão. “Vamos fortalecer ainda mais o elo entre turismo e cultura, promovendo o que Sergipe tem de mais autêntico e encantador”, disse. Segundo o secretário-executivo da Cultura, Irineu Fontes, a riqueza cultural sergipana merece toda a atenção que a gestão estadual tem dado nos últimos anos. “Só da cultura popular, nós temos mais de 150 grupos em atividade. Sergipe já é o ‘país do forró’ e o ‘país das vilas’, e estamos preparados para trabalhar e levar a cultura sergipana a ser também o ‘país das artes’, para que, quem chegue aqui, encontre grandes artistas da cultura popular, da dança, teatro, música, artes visuais, audiovisual e outros”, pontua.