11/07/2025 as 15:59

CERIMÔNIA

Prefeita sanciona reforma da previdência e nomeia conselheiros do AjuPrev

Eleição do Aracaju Previdência foi realizada no dia 18 de junho

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeita sanciona reforma da previdência e nomeia conselheiros do AjuPrevRonald Almeida/Secom PMA

A prefeita Emília Corrêa sancionou, nesta sexta-feira, 11, a Lei Complementar nº 214. A nova legislação estabelece o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos da capital, garante reajuste salarial de 3% aos funcionários efetivos e autoriza a realização de concurso público para o Instituto de Previdência do Município (AjuPrev). Durante a cerimônia, também foram nomeados os novos conselheiros do instituto, eleitos em junho de 2025.

A eleição do Aracaju Previdência foi realizada no dia 18 de junho e contou com a participação de 1.563 votantes. O pleito definiu os representantes titulares e suplentes para a diretoria, o Conselho Municipal de Previdência com membros dos servidores ativos e inativos e o Conselho Fiscal.

Conselheira eleita, a agente comunitária de saúde Débora de Jesus Santos comentou sobre a importância de participar do processo e representar os servidores ativos no colegiado. “É um momento muito importante porque está em jogo o nosso futuro, que é a nossa aposentadoria. Então, a gente tem que cuidar para que as coisas ocorram, apesar de que muitos ainda terão longos anos de trabalho. Mas o importante mesmo é garantir que o dinheiro não seja usado para outras finalidades, que não seja o foco da nossa aposentadoria”, afirmou a representante, ressaltando que uma de suas principais linhas de atuação será a fiscalização, junto aos demais conselheiros.

O professor da rede municipal de ensino de Aracaju, Obanshe Severo Dacelino e Porto, que também preside o Sindicato dos Professores do Município de Aracaju (Sindipema), destacou o caráter democrático do processo eleitoral. “Temos que criar esse hábito de participar de todos os processos que envolvem a vida do servidor. E o Conselho Municipal de Previdência é algo extremamente importante, que nós temos que aprender cada vez mais, pois trata de um assunto complexo, que é a Previdência. Então a participação do servidor é fundamental para que a gente possa cuidar do que vai garantir a nossa sobrevivência no futuro. No presente já de muitos aposentados e no futuro, porque todo mundo pretende se aposentar”, concluiu.