27/01/2023 as 14:53

MÁQUINA COLETORA

Hemose realiza doação de plaquetas por aférese

Procedimento é realizado com o auxílio de uma máquina coletora que separa os componentes sanguíneos por centrifugação. Uma doação atende mais de cinco pacientes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu, na última quinta-feira, 26, o doador Welton Nogueira, 46 anos, para realizar a coleta de plaquetas por aférese. Para Welton, a doação é uma oportunidade ímpar em contribuir com a recuperação de alguém que precisa de doação de sangue. “Agradeço a Deus por me permitir poder ajudar várias pessoas em seus tratamentos de saúde”, destaca.

A doação de plaquetas por aférese é um procedimento realizado com o auxílio de uma máquina coletora, que separa os componentes sanguíneos por centrifugação. Durante esse processo, o sangue é separado em plasma, plasma rico em plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.

O técnico de enfermagem Gabriel Santos, que acompanhou o processo de coleta de Welton Nogueira, explica que para ser um doador de plaquetas é necessário atender alguns critérios técnicos. “O voluntário tem que ser um doador de sangue frequente, sendo que a última doação tenha um intervalo de menos de quatro meses”, informa o profissional.

Essa metodologia de doação leva de uma a duas horas, a depender do volume de plaquetas que esteja disponível. No dia da realização do processo, o doador faz um hemograma, que deve apresentar em sua contagem de plaquetas partir de 160 mil/ml. A altura e o peso também influenciam. A pessoa tem que ter mais de 1,60m de altura e pesar mais de 60 quilos.

Procedimento
Na máquina coletora é instalado um kit plástico, estéril e descartável. O sangue vai circular por ele e, em nenhum momento, entrará em contato com a máquina. Esse circuito é composto de três partes unidas entre si.

A primeira coleta o sangue adiciona a ele um anticoagulante e o transfere a um segundo compartimento, de centrifugação, onde o sangue é separado em seus componentes principais, que ficam dispostos em camadas (plasma, plasma rico em plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos).

Isso permite a coleta seletiva do componente desejado, a plaqueta, em uma pequena bolsa coletora. Por último, a via de devolução, onde os outros componentes são remisturados e devolvidos ao doador. Sendo que esse processo continua até que a coleta programada seja finalizada.

Atendimento
A plaquetaférese é prescrita pelo médico para pacientes em tratamentos cirúrgicos, onde o processo de coagulação está influenciando hemorragias, devido a qualquer anormalidade, e no tratamento do câncer. Essa modalidade de doação consegue ajudar mais de cinco pacientes, enquanto na doação convencional, do sangue total, para atender um adulto, é necessário de seis a oito bolsas de sangue.

Serviço
Para mais informações sobre a doação de plaquetas basta entrar em contato com a gerência de Captação do Hemocentro, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h, ou pelos telefones 79 3225-8039 e 3259-3174.

 

Fonte: SES