30/01/2023 as 16:06

SAÚDE MENTAL

Plantão Psicológico remoto de Aracaju já realizou 13,4 mil atendimentos

Este ano, 461 já utilizaram o serviço remoto como canal e suporte de apoio emocional

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com intuito de atender as pessoas que apresentam sintomas psicológicos, garantindo atenção à população durante todo o ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta o Serviço de Plantão Psicológico (Sapsi), que funciona de maneira remota, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, através do 0800 729 3534, na opção três. Lançado em abril de 2020, o Sapsi já atendeu 13.450 pessoas.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Camilla Martins, em 2022 foram atendidas 3.694 pessoas e, este ano, 461 já utilizaram o serviço remoto como canal e suporte de apoio emocional.

“O Sapsi é uma iniciativa da Prefeitura e segue as orientações da Organização Mundial da Saúde [OMS], que sugere atendimentos específicos de saúde mental para a população, considerando que eventos dessa natureza provocam episódios de sofrimento e de transtornos mentais. Neste mês, estamos reforçando as ações de promoção, prevenção e restabelecimento da saúde mental, a partir do Janeiro Branco, campanha nacional, para chamar a atenção das questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas”, explica.

Atendimento do Sapsi
Segundo a psicóloga e referência técnica da Reaps, Kamila Fialho, ao ligar para o 0800 da Saúde, o usuário é atendido imediatamente por um profissional de psicologia. "O objetivo do nosso trabalho é acolher e ouvir as pessoas que ligam espontaneamente, que necessitam de alguma orientação, de ação psicoeducativa ou mesmo um diálogo com profissional de saúde especializado em saúde mental”, explica.

Ainda de acordo com Kamila, apesar de ser um serviço de apoio pontual, se o profissional notar, após a avaliação, que o paciente precisa de um atendimento contínuo, ele tem autonomia para orientá-lo a buscar outros serviços especializados.

“Os profissionais do Sapsi possuem conhecimento técnico para encaminhar o usuário a serviços especializados que vão lidar com a demanda do mesmo. Caso uma pessoa entre em contato pelo Serviço informando que vem apresentando sinais de depressão, ou outros sintomas psicológicos, com frequência e mais intensos, o profissional pode, a partir da avaliação, orientá-lo a buscar o Caps mais próximo de sua residência ou, sendo um caso de sofrimento psíquico mais intenso, orientar que a pessoa busque o Serviço de Urgência Mental”, detalha a psicóloga.

 

Fonte: PMA