19/04/2023 as 13:55

EVOLUÇÃO

Profissionais da Saúde em Sergipe se capacitam em resgate aéreo

Dos 42 profissionais que se inscreveram, apenas 15 médicos e 14 enfermeiros estão aptos para integração do resgate e remoção aérea, diminuindo o tempo resposta no atendimento das ocorrências

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram nesta terça-feira, 18, da formatura do curso de formação do Estágio de Adaptação para a Tripulação de Saúde. Dos 42 profissionais que se inscreveram, apenas 15 médicos e 14 enfermeiros foram considerados aptos para atuar no serviço de resgate e remoção aérea.

A capacitação dos profissionais tem como objetivo diminuir o tempo resposta em algumas ocorrências de urgência e emergência por meio do resgate de pacientes através do transporte aéreo em lugares que viaturas terrestres não conseguem chegar.

Para o secretário da Saúde, Walter Pinheiro foi muito importante ter atuado como colaborador dessa formação. “É satisfatório presenciar a qualificação dos profissionais de saúde que agora podem contribuir no atendimento e resgate dos pacientes que se encontram em situações difíceis. É mais um avanço da saúde”, destacou o secretário.

Já o superintendente executivo da Secretaria de Segurança Pública, coronel Andrade Filho, os profissionais de saúde são peças fundamentais no atendimento às vítimas. “Este curso de formação que se encerra quem ganha é o estado de Sergipe e parabenizo a Secretaria da Saúde, o Samu e a todos os profissionais que são imprescindíveis na hora do resgate”, ressaltou.

Foram quatro dias de curso com carga horária de 38h, onde os enfermeiros e médicos passaram por Teste de Aptidão Física, capacitação teórica e prática. “A parceria entre a Secretaria da Saúde e a Segurança Pública é fundamental para que tenhamos uma ampliação do atendimento nos serviços do Samu. A partir de 1º de maio, teremos médicos e enfermeiros compondo a equipe do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe. Então, essa união irá atender pacientes de urgência e emergência diminuindo o tempo-resposta. É um marco temporal em que a tendência vai ser a ampliação do serviço”, explicou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira.

O médico Leandro Vellutini, que participou do estágio, apontou a contribuição que a capacitação trouxe para ele enquanto profissional. “Foram quatro dias com aulas e treinamentos excelentes. Tenho certeza que a equipe do Samu irá se somar com a do GTA para executar um grande serviço de atendimento, atuando de forma relevante no salvamento dos pacientes”, disse.

A enfermeira Tamires Conceição que também é uma das formandas contou o quão o curso foi desafiador. “Aprendemos a como estar preparados para todas as situações que possam ocorrer e para a população vai ser um ganho imenso devido ao tempo resposta no atendimento de um paciente grave que precisa de mais agilidade. Então, esse tipo de resgate junto ao GTA é imprescindível para todos os sergipanos”, relatou a enfermeira.

“Temos algumas patologias cardíacas e neurológicas que são tempo dependentes. Então, com o avanço do transporte aéreo iremos diminuir o resgate das pessoas, proporcionando um tratamento melhor para casos de urgência e emergência, alcançando áreas que normalmente não teríamos facilidade de acesso via terrestre”, salientou a coordenadora médica do Samu 192 Sergipe, Tacia Ferreira.

Termo de Cooperação
A iniciativa da capacitação dos profissionais teve início no dia 16 de fevereiro após a assinatura do Termo de Cooperação entre as Secretarias da Saúde e da Segurança Pública. O termo tem o intuito de integrar as instituições para a realização de atendimentos de urgência de pacientes, por meio do transporte aeromédico, que é feito pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA).

A medida ainda prevê a solicitação da aeronave para os resgates aeromédicos que irão adotar protocolos clínicos de incidentes com múltiplas vítimas, com necessidade de apoio de aeronave, abrangendo casos com pacientes que estão em risco iminente de vida.

 

Fonte: SES