03/05/2023 as 10:01

VACINAÇÃO

Sergipe realiza Dia D de Vacinação no próximo sábado, dia 6

A meta é alcançar pelo menos 90% dos grupos prioritários com a vacina Influenza.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe realiza Dia D de Vacinação no próximo sábado, dia 6

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobilizou todos os municípios sergipanos para a realização do Dia D de Vacinação contra Covid e Influenza no Estado. Os postos estarão abertos durante todo o dia para que os grupos prioritários da vacinação contra a Influenza e as pessoas que precisam atualizar o cartão de vacinação contra a Covid-19 possam comparecer às UBS de seus municípios.

A campanha contra a Influenza começou no dia 10 de abril e Sergipe só conta com cobertura vacinal de 20,86% dos grupos prioritários que contemplam crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade ( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, também podem ser imunizados.

No total, a população alvo é de 783.479 pessoas. A meta é alcançar pelo menos 90% dos grupos prioritários com a vacina Influenza. De acordo com o painel da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023, do Ministério da Saúde, Sergipe está em penúltimo lugar no ranking do nordeste, à frente apenas do Piauí.

“Por ser um dia de sábado, podemos melhor mobilizar a população que, muitas vezes, durante a semana não tem tempo de ir a uma UBS. Esperamos dar esse incremento nas coberturas vacinais, tanto de Influenza quanto Covid-19, principalmente, nesse cenário que temos hoje de intensa transmissão de vírus respiratórios”, destacou o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Gois.

Vacinação Covid

De acordo com o Vacinômetro Covid, do Ministério da Saúde, Sergipe tem apenas 23,61% de cobertura vacinal com a vacina bivalente e está em terceiro lugar no ranking do nordeste, atrás apenas do Ceará e Piauí. Com relação às vacinas monovalentes, Sergipe já aplicou mais de cinco milhões e setecentas mil  doses.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, faz um apelo para que a população compareça para que Sergipe possa ampliar a cobertura vacinal. “Vacinar não é um ato individual, é coletivo. Portanto, as pessoas têm que ter consciência que é preciso vacinar os grupos prioritários contra a Influenza e atualizar o ciclo vacinal da Covid-19, para que possamos proteger a comunidade. Estamos fazendo um grande esforço para que as vacinas cheguem às Unidades Básicas de Saúde, especialmente neste período de sazonalidade, onde os vírus respiratórios têm acometido de forma mais grave as crianças. A vacina é uma barreira importante de proteção e deve ser uma prioridade”, disse o secretário.