25/05/2023 as 07:48

SAÚDE

Apenas 12% dos adultos se vacinaram com a bivalente

Enquanto ainda há quem não recebeu nenhuma dose, cresce número de internados por covid-19

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apenas 12% dos adultos se vacinaram com a bivalente

Mesmo todos tendo conhecimento de que a vacina é o caminho mais seguro para garantir a proteção contra casos graves de Covid-19, ainda é grande o número de aracajuanos que estão com doses da vacina em atraso ou que ainda não tomaram, sequer, a primeira aplicação de um dos imunizantes. A prefeitura da capital segue disponibilizando todas as doses nos equipamentos de saúde, inclusive da vacina bivalente, que atingiu apenas 12,52% dos adultos entre 18 a 59 anos até o momento.

A cobertura deste imunizante para pessoas a partir de 60 anos é um pouco maior, no entanto, não chega nem a 50% da população esperada. Entre crianças e adolescentes de 12 a 17 anos aptas a receberem a vacina bivalente, somente 5,79% foram vacinados com a nova dose. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, entre a população total vacinável contra Covid-19 (664.908), 90,4% recebeu a 1ª dose e 83,9% foi imunizada com a segunda dose da vacina. Quando diz respeito aos reforços vacinais, o percentual é ainda menor, com 64,2% vacinados com o 1º reforço e apenas 54,9% com o 2º.

Enquanto isso, a Saúde municipal registrou um aumento no número de internamentos de pessoas diagnosticadas com covid-19. Conforme apontou o último boletim epidemiológico, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria cresceu 21% por dia na semana referente de 14 a 20 de maio. No entanto, do total de pacientes internados, 70% são pessoas que não completaram o esquema vacinal. De acordo com o Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces da SMS, no momento a média diária é de 17 pessoas sendo internadas em leitos da rede pública e privada da capital.

A diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, explica que embora a positividade apresente uma queda após cinco semanas de crescimento, o número de internamento segue subindo entre as pessoas que não completaram o esquema vacinal, não se vacinou nos últimos quatro meses ou ainda que não recebeu nenhuma dose “O que chama mais atenção é que 70% dos pacientes internados ou que estão chegando ao internamento estão com a vacina atrasada, não têm registro de vacina no cartão vacinal ou têm mais de quatro meses que tomou a última dose. Isso só reforça a importância de completar o esquema vacinal. Lembrando que nas nossas 45 Unidades Básicas de Saúde e nos três shoppings da capital estamos disponibilizando a vacinação contra a Covid-19”, explica Taise.

INFLUENZA
A cobertura vacinal do imunizante contra a gripe, Influenza, também está baixa em Aracaju, com apenas 33,23% do público prioritário vacinado até o momento. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou este mês a vacinação contra influenza para a população geral. Agora, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem receber o imunizante e a campanha segue até o dia 31 deste mês. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a campanha contra a influenza é anual e foi destinada a grupos prioritários específicos, os quais são considerados mais vulneráveis ao agravamento dos sintomas do vírus da doença.

ONDE SE VACINAR CONTRA COVID-19
Quem estiver com alguma dose da Covid-19 em atraso pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, do município e garantir o máximo de segurança contra o vírus. Se o tempo é um empecilho, nas UBSs Marx de Carvalho, Augusto Franco, Francisco Fonseca e Onésimo Ponto, excepcionalmente, o atendimento conta com duas horas a mais, sendo das 8h às 18h. Aos sábados, das 10h às 16h, nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping).

PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA
Nas 45 UBSs, a vacinação contra a influenza ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; entre estas, 16 Unidades possuem horário estendido, até às 18h, são elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto. Já nos três shoppings da capital, a vacinação é ofertada somente para as pessoas acima de 5 anos de idade, de segunda a sábado, das 10h às 16h. Para receber os imunizantes contra a influenza é preciso apresentar documento com foto e cartão de vacina.