20/09/2024 as 13:55

TRANSPLANTES

Número de doações de órgãos tem aumento de 61,9% em Sergipe

Somente de janeiro a julho deste ano, foram registrados 34 doadores, enquanto no mesmo período do ano passado houve um registro de 21 doadores.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Número de doações de órgãos tem aumento de 61,9% em Sergipe

O mês de setembro ganha ainda mais destaque com a campanha que mobiliza o país sobre a importância da doação de órgãos. Confirmando o ato de generosidade e a intenção de salvar outras vidas, a Central de Transplantes de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na quarta-feira (18), a captação de fígado, rins, córnea e coração.

O procedimento foi realizado no centro cirúrgico do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), depois que a família autorizou a captação. O paciente de 25 anos deu entrada no dia 2 de setembro, vítima de um acidente de motocicleta, evoluindo para o diagnóstico de morte encefálica. A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Darcyana Lisboa, chamou a atenção para a importância da doação de órgãos como ponto fundamental para salvar outras vidas.

“É muito importante continuarmos o trabalho com essa questão da sensibilização e conscientização da sociedade, principalmente no setembro verde, para que as pessoas respondam favoravelmente à doação de órgãos e tecidos e, consequentemente, podermos salvar mais vidas”, ressaltou a coordenadora.

Setembro verde As ações do mês de setembro são reforçadas ainda mais para conscientizar a sociedade. A campanha é de mobilização nacional instituída pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto), que visa estimular as doações de órgãos e tecidos para potencializar os transplantes e promover melhor qualidade de vida para quem precisa de órgão ou tecido sadio. Prova da importância da conscientização é o aumento de 61,9% dos doadores de órgãos em Sergipe em 2024.

Somente de janeiro a julho deste ano, foram registrados 34 doadores, enquanto no mesmo período do ano passado houve um registro de 21 doadores. Em relação ao transplante de córnea, de janeiro a agosto de 2023, foram realizados 107 transplantes. No mesmo período de 2024, foram realizados 165, o que corresponde a um aumento de 54,2% no número de transplantes de córnea no estado de Sergipe. Atualmente, para que o paciente seja doador, ele precisa expressar, ainda em vida, a sua vontade para os seus familiares.