A partir desta quinta-feira, 24 de abril, estudantes de 15 a 19 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro começarão a ser vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV). A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), e tem como foco o resgate da vacinação de jovens que ainda não foram imunizados.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, a iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal, proteger a saúde da população e garantir a imunização contra doenças que podem causar complicações graves, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
“Apesar da recomendação para vacinação contra o HPV existir desde 2014 no Brasil, muitos adolescentes não foram imunizados na idade recomendada. Com isso, houve um acúmulo de jovens não vacinados ao longo dos anos. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde orienta o resgate da vacinação para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose contra o HPV”, explicou Rani Kelle.
A vacinação será realizada no turno da noite, sempre das 19h às 21h, em escolas da rede municipal, conforme o cronograma estabelecido. As atividades têm início nesta quinta-feira, 24, na Escola Municipal (E.M) José do Prado Franco, localizada no bairro Marcos Freire II. Na semana seguinte, 29 (terça-feira), a ação segue para a E.M Dr. João Garcez Vieira, no Santa Cecília. Já na quarta-feira, 30, a vacinação será realizada na E.M Mariana Prado Vasconcelos, situada no Parque dos Faróis.
Encerrando o cronograma, no dia 6 de maio (terça-feira), a imunização acontece na E.M Professora Neuzice Barreto de Lima, no bairro Piabeta. Campanha de vacinação contra a Influenza e o HPV segue até julho.
A campanha de vacinação contra a Influenza e o HPV segue até o dia 6 de julho de 2025 e está sendo realizada em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) do município. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h.
As UBSs Tancredo Neves, no bairro João Alves Filho, e Eduardo Vital, no Jardim, que já operam com horário estendido, funcionarão até as 19h para garantir melhor acesso à população.