21/04/2025 as 20:59
LUTOIvan construiu uma carreira marcada pela dedicação ao jornalismo, à liberdade de expressão e à valorização da arte
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O jornalista sergipano Ivan Macêdo Valença faleceu nesta segunda-feira, em Aracaju. Com uma trajetória iniciada ainda na adolescência, Ivan construiu uma carreira marcada pela dedicação ao jornalismo, à liberdade de expressão e à valorização da arte.
Com apenas 13 anos de idade, Ivan começou a escrever para o Sergipe Jornal. Com 14 anos, praticamente profissionalizou-se, na Gazeta de Sergipe, como repórter. Em 1971 fundou, junto com o publicitário Nazário Pimentel, o Jornal da Cidade, inicialmente semanal, posteriormente diário, em “off-set”. Ivan seguiu contribuindo com colunas opinativas para o JC.
Ivan foi também um agitador cultural incansável. Em 1962, criou o Clube de Cinema de Sergipe (CCS), espaço dedicado à exibição e ao debate de grandes obras do cinema mundial. Com a chegada do regime militar, e sob forte repressão, ele reformulou a iniciativa e fundou o Centro de Estudos Cinematográficos de Aracaju (CECA), mantendo vivo o espírito crítico e cultural em tempos sombrios.
A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório do jornalista será realizado às 7h da manhã do dia 22 de abril na OSAF em Sergipe, e o sepultamento acontecerá às 11h, no no Cemitério Cruz Vermelha.