21/07/2025 as 08:32
ARROZPolítica pública do Governo do Estado distribui 158 toneladas de sementes certificadas para 1.300 agricultores de seis municípios
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Foto: Igor Matias
Na beira dos canais que cortam o perímetro irrigado de Propriá, no baixo São Francisco, o agricultor Erivaldo Martins de Araújo observa o solo úmido com olhos de quem conhece cada palmo da terra. Aos 55 anos, recém-completados, ele cultiva arroz há 48, tradição que começou ainda na infância e, hoje, é compartilhada com o filho, com quem trabalha nos nove hectares e meio da propriedade da família.
As sementes de arroz recebidas por Erivaldo fazem parte do programa Sementes do Futuro, iniciativa do Governo de Sergipe que tem mudado a realidade de famílias rurais em Sergipe. Neste ciclo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), entregou 158 toneladas de sementes certificadas de arroz, com investimento de R$ 2,28 milhões.
De acordo com Erivaldo, a colheita das mudas recém-plantadas está prevista para o mês de novembro, e a expectativa é alcançar oito mil quilos por hectare, graças, ainda, ao uso de maquinário e ao suporte técnico ofertados pela Emdagro. “Essa não foi a primeira vez que recebemos as sementes, e receber na hora certa, antes do plantio, faz toda a diferença. A semente é de primeira qualidade, nasce 100%. Tem muita gente que não sabe como fazer. A Emdagro orienta, mostra o caminho. Quando a gente tem dúvida, tem a quem perguntar”, afirma.
Para o agricultor, o cuidado com a terra e a dedicação são essenciais. “A gente planta com fé, com vontade de ver o arroz crescer forte. É disso que a gente vive”, afirma. Para garantir o sustento, além do arroz, a família também investe em outras atividades. “Tem o peixe, as galinhas, a granja de ovos. A gente vai diversificando para conseguir viver da terra”, revela.