Com a chegada do feriado nacional na próxima segunda-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, Sergipe adapta a rotina. Serviços essenciais como saúde, segurança e resgate seguem em regime de plantão 24h, garantindo o atendimento à população. Já o comércio, bancos e repartições públicas operam em horário especial ou suspendem as atividades.
Confira o funcionamento da administração pública municipal e estadual, bem como de shoppings, mercados municipais, feiras e supermercados.
Rede Municipal de Saúde
Funcionam normalmente as Urgências dos Hospitais Municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas, além do Hospital da Mulher e Maternidade de Aracaju Lourdes Nogueira, o HAMA.
O atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) vai funcionar apenas para acolhimento noturno.
A Urgência Odontológica funcionará normalmente, 24h, no Hospital Municipal Fernando Franco, localizado na Av. Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, 1, bairro Farolândia.
Estarão fechadas a sede administrativa da Secretaria Municipal da Saúde,SMS; as Unidades de Saúde da Família; e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos) e o Centro Especializado em Reabilitação II (CER II) não funcionarão, retomando os atendimentos na terça-feira, 08, a partir das 7h.
Ademais, não vão funcionar o Centro de Especialidades Odontológicas e o Projeto Novo Olhar, localizado no Estacionamento do Aracaju Parque Shopping.
Mercados e feiras
O Mercado Central Maria Virgínia Leite Franco funcionará até às 12h, enquanto os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz estarão abertos até as 13h.
Os mercados setoriais (bairros) permanecerão fechados ao público, com exceção dos mercados localizados nos bairros Santos Dumont e América, que funcionarão das 6h às 12h. Não haverá feira livre neste dia.
Serviços operacionais
A coleta de lixo domiciliar ocorrerá normalmente, sem alteração no cronograma.
Os demais serviços de limpeza pública serão realizados com redução de equipes durante o feriado.
Os ecopontos da cidade estarão fechados durante o feriado, retornando ao funcionamento em horário habitual no dia seguinte.
Os programas Cata-Treco e Cata-Pneu, assim como a coleta seletiva, também não funcionarão durante o feriado.
Parques e Centro de Artesanato Chica Chaves
O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no bairro Jardins, funcionará das 5h às 21h30.
O Parque Ecológico Poxim, no bairro Inácio Barbosa, estará aberto normalmente, das 6h às 18h.
Já o Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, estará fechado.
Orla Pôr do Sol
Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, ocorrerão normalmente, das 8h às 17h.
Aracaju Parque Shopping
Cinema Centerplex - Conforme a programação
Alimentação e Lazer - 12h às 22h
Lojas e Quiosques - Fechados
Alpha Fitness - 09h às 13h
Lotérica - Fechada
CEAC - Fechado
RioMar Aracaju e Jardins
Praças de alimentação e as operações de lazer funcionam das 12h às 21h, enquanto as lojas e quiosques permanecem fechados.
Lojas Americanas, supermercados, cinemas, clínica, academia e os restaurantes Ferreiro Grill, Madero, Outback, Camarada Camarão, Tio Armênio e Oliva Gourmet seguem os horários estabelecidos por respectivas redes.
Supermercados
A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) e o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Sergipe (Sincovese) informam que os supermercados funcionarão em horário especial, das 7h às 14h, na próxima segunda-feira, 7 de setembro, feriado nacional em virtude do Dia da Independência do Brasil.
Ceasa
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) informa que a Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa Aracaju) funcionará em horário reduzido na segunda-feira, 7, das 3h às 13h.
No sábado, 5, funciona das 3h às 16h. No domingo, 6, a unidade estará fechada, conforme o calendário semanal. O funcionamento volta ao horário normal na terça-feira, 8, das 3h às 17h.
Rede Esradual de Saúde
Os equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) não funcionarão na segunda-feira, 7, em razão do feriado. As unidades hospitalares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) funcionarão normalmente.
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), também não funcionará na segunda-feira, 7. Antes do feriado, porém, a unidade realizará mais uma edição do Sabadão Solidário, neste sábado, 5, das 7h às 11h. A ação busca facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue e contribuir para o reforço dos estoques destinados ao atendimento da rede hospitalar e ambulatorial sergipana.
Ipesaúde
As unidades do Ipesaúde não terão atendimento na segunda-feira, 7, em razão do feriado. Os serviços de urgência e emergência, no entanto, funcionarão normalmente.
Serviços de urgência do Ipesaúde:
Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia (SPA)
Atendimento: 24 horas
Endereço: Avenida Desembargador Maynard, s/n, Bairro Cirurgia
Urgência Odontológica
Atendimento: das 7h às 19h
Endereço: Praça da Bandeira, nº 373, Bairro Cirurgia
Urgência Pediátrica
Atendimento: 24 horas
Endereço: Hospital Renascença – Avenida Gonçalo Rollemberg Leite, nº 1490, Bairro Salgado Filho, Aracaju/SE
Urgência Ortopédica
Atendimento: 24 horas
Endereço: Hospital Renascença – Avenida Gonçalo Rollemberg Leite, nº 1490, Bairro Salgado Filho, Aracaju/SE
Detran/SE
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) não terá atendimento na segunda-feira, 7, em razão do feriado. A suspensão vale para a sede e os postos de atendimento do órgão em todo o estado. As atividades serão retomadas normalmente na terça-feira, 8, das 7h às 17h.
NAT
Os postos de atendimento do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculados à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), não funcionarão na segunda-feira, 7, em razão do feriado da Independência do Brasil. A suspensão do atendimento vale tanto para o posto localizado na sede da Seteem, na Rua Barão de Maruim, em Aracaju, quanto para a unidade da Casa do Trabalhador, no Centro da capital. O atendimento será retomado na terça-feira, 8, das 7h às 13h.
Segurança Pública
Os serviços de urgência e emergência continuarão abertos. Permanecem em funcionamento, 24 horas por dia, os serviços do 190 (Polícia Militar), 181 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), assim como as delegacias plantonistas espalhadas pela capital e pelo interior. As demais unidades integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) não funcionarão no feriado.
Banese
As agências e os postos de atendimento do Banese não funcionarão de forma presencial ao público na próxima segunda-feira, 7 de setembro, em virtude do feriado em celebração à Independência do Brasil, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os clientes poderão utilizar normalmente os canais digitais do banco, como o aplicativo Banese, Internet Banking e caixas eletrônicos, para a realização de saques, pagamentos e transferências.
O atendimento presencial será retomado normalmente na terça-feira, dia 8, na capital, Aracaju, das 10h às 16h; e no interior, das 10h às 15h.
O Banese também orienta que boletos bancários e contas de consumo com vencimento no dia 7 de setembro poderão ser pagos sem acréscimo de juros no próximo dia útil, terça-feira, dia 8. Já as compensações bancárias, como TEDs, não serão efetivadas durante o feriado. O sistema PIX, no entanto, funcionará normalmente 24 horas por dia.
Assistência Social
Os serviços de alimentação do Restaurante Popular Padre Pedro serão alterados no dia 7 de setembro. A unidade do Espaço Zé Peixe, no Centro da capital, não funcionará. Já as demais unidades do restaurante popular funcionarão só para almoço no dia do feriado. O atendimento volta à normalidade na terça-feira, 8, com almoço e jantar.
Já as unidades do Programa Prato do Povo também não funcionarão no feriado.