04/11/2024 as 14:06

EXPOSIÇÃO

Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição do artista Elias Santos

Composta por 12 telas, mostra explora figura do cachorro como metáfora de resistência.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição do artista Elias SantosErick O'Hara

Nesta quarta-feira, 6, às 19h, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) inaugura a exposição “No Tecido da Existência” na Galeria de Arte J. Inácio, em anexo à Biblioteca Epiphanio Dória, no bairro Treze de Julho, em Aracaju. A mostra é assinada pelo artista Elias Santos e apresenta 12 telas em técnica mista que utilizam a figura do cachorro para propor reflexões.

O artista explicou que a exposição recorre a simbolismos para abordar temas sociais e questões da atualidade. “Em ‘No Tecido da Existência’, utilizo a imagem do cachorro vira-lata como uma metáfora de resistência e potência. Quero falar sobre o desalento, a solidão e o abandono, questões que se estendem também ao ser humano. O ‘tecido’ refere-se à malha que compõe a consciência humana, o ser coletivo na vida. É uma reflexão sobre os problemas da existência. Expor na Galeria J. Inácio é sempre uma grande satisfação; o espaço é uma referência para a arte sergipana”, afirmou.

Após a abertura, a exposição estará disponível para visitação gratuita até o dia 30 de novembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Sobre o artista

Nascido em Aracaju em 1964, Elias Santos é escultor, desenhista, pintor e professor, sendo um dos principais nomes das artes plásticas em Sergipe. Reconhecido por suas esculturas de cachorros em concreto, o artista desempenha um papel importante na renovação e articulação das artes visuais no estado.

Dentre suas obras destacam-se as esculturas de Zé Peixe e Maria Feliciana, presentes no Museu da Gente Sergipana e em outros espaços culturais de Sergipe.