04/11/2024 as 17:09
MINISTÉRIO PÚBLICOAtual Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, deixa o cargo após dois anos.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior foi nomeado, nesta segunda-feira, 4, como novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE). O decreto foi assinado pelo Governador do Estado, Fábio Mitidieri, em solenidade realizada no Palácio Museu Olímpio Campos – PMOC. O novo PGJ foi indicado à função pelos membros do MP sergipano, por meio de votação no último dia 18 de outubro, para o exercício do cargo durante o biênio 2024/2026.
O novo Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, pontuou a responsabilidade em gerir o Ministério Público diante da importância da instituição para o Estado Democrático de Direito. “Pretendemos aproximar o Ministério Público cada vez mais da sociedade. Entendemos que a legitimidade do MP decorre do efetivo cumprimento de sua missão constitucional, zelar pelos direitos fundamentais, combater a criminalidade, a corrupção, fiscalizar as políticas públicas. Nesse sentido, o papel da Procuradoria-Geral de Justiça é prover os membros do Ministério Público, que estão na linha de frente, das condições necessárias a proporcionar um bom atendimento ao cidadão”, defendeu.
>Votação
A lista tríplice de indicação do MPSE foi formada apenas com o nome de Nilzir Soares Vieira Junior, candidato único no pleito – fato inédito na história do órgão. O membro recebeu 127 votos de Procuradores e Promotores de Justiça. Ainda em outubro, o Governador Fábio Mitidieri recebeu os membros do MPSE para o encaminhamento do nome de Nilzir como novo Procurador-Geral de Justiça da instituição.
O atual Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, deixa o cargo após dois anos.