16/05/2025 as 16:11
ENTRADA GRATUITACompetição foi iniciada na última quarta-feira, 14
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Sergipe está sediando a 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP), um dos maiores eventos do calendário nacional da modalidade. A competição foi iniciada na última quarta-feira, 14, e continua até domingo, 18, nas areias da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, em Aracaju.
Com entrada gratuita, a 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia conta com mais de 300 atletas de alto nível de todo o país, entre eles, a dupla olímpica Duda, que é sergipana, e Ana Patrícia, que busca a primeira conquista nacional na temporada. O evento está atraindo turistas e fãs do esporte não só de Sergipe, mas, também, de outros estados, o que contribui para que Sergipe se consolide como palco para a realização de grandes eventos esportivos e ponto estratégico para importantes competições.
A secretária-executiva da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Daniela Mesquita, considera que, ao sediar este evento, Sergipe é colocado em destaque no cenário esportivo nacional, além de aquecer segmentos do turismo, como as redes hoteleira e de bares e restaurantes, beneficiando, assim, a economia local. “Receber uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é uma oportunidade de mostrar que Sergipe tem estrutura e belezas naturais que encantam atletas e turistas. Isso reforça nosso potencial como sede de importantes eventos esportivos, além de fortalecer a imagem do estado como destino turístico em diferentes épocas do ano”, considera.
Ela pontua, ainda, que, desde que assumiu o Governo do Estado, o governador Fábio Mitidieri vem trabalhando para que Sergipe seja lembrado não apenas pelas belas paisagens, mas, também, pela capacidade de realizar eventos que movimentam a economia e promovem o estado em todo o Brasil. “Com a realização deste evento nacional, estamos mostrando que Sergipe tem estrutura para sediar competições de alto nível, colocando nosso estado no mapa dos grandes eventos”, destaca.
Desportistas e turistas
O funcionário público Gilmar Alves Brilhante, que é goiano e há três anos reside em João Pessoa (PB), comenta que já esteve em Aracaju outras vezes. Como gosta muito de vôlei de praia e, inclusive, pratica a modalidade de forma amadora, sempre que pode, acompanha as competições realizadas na região Nordeste. “Quando soube da realização do Circuito em Aracaju, não hesitei em vir. A capital sergipana tem paisagens únicas, como a Orla da Atalaia, que é linda, e também é um estado muito rico na área cultural e na gastronomia. Inclusive, a castanha caramelizada de Sergipe é a melhor sobremesa que já provei”, frisa.
Quem também acompanha as competições do Circuito Brasileiro no Nordeste sempre que possível é o paraibano João Batista, que pratica a modalidade de forma amadora desde os 15 anos. Ele revela que, inclusive, já esteve em Salvador (BA), Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) acompanhando o Circuito. Esta, aliás, é a primeira vez que vem a Sergipe. Para ele, a experiência está sendo incrível, não somente por prestigiar a competição, mas, também, por receber a hospitalidade calorosa do povo sergipano. “Aracaju é uma cidade maravilhosa, aconchegante e muito tranquila. Claro que, além de prestigiar a competição nesta cidade que ainda não conhecia, também vou aproveitar para conhecer alguns pontos turísticos. Já até provei a moqueca de camarão e achei uma delícia. Chego a salivar só de falar; maravilhoso o sabor. Este é apenas um exemplo que só enriquece a experiência de quem vem aqui”, afirma.
A atleta Sandressa Lorandi, que é de Maceió, pratica vôlei de praia há 13 anos e tem algumas conquistas. A mais recente, o 5º lugar no Brasileiro Top 16 2024. A jovem revelou que o coração dela tem um pouco de Sergipe, pois já morou na capital, na casa da campeã olímpica Duda. “Tenho histórias na minha carreira de quando morei em Aracaju, e eu sou muito feliz e grata por tudo o que conquistei e sei que ainda vou conquistar. Quando finalizar o torneio, ainda vai sobrar um tempo para aproveitar essa cidade linda. Estar aqui é sempre bom. A orla é maravilhosa, tem vários restaurantes maravilhosos com uma culinária bem variada. Então, está sendo muito bom jogar aqui e curtir um pouco Aracaju. É sempre bom estar aqui”, expressa.
Etapa Aracaju do CBVP
A 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP), em Aracaju, reúne 16 duplas em cada chave, divididas nas categorias adulto Aberto e Top 16, feminina e masculina, com as parcerias separadas em quatro grupos de quatro. As primeiras colocadas de cada chave avançam direto às quartas de final, enquanto as segundas e terceiras disputam as oitavas. As duplas que terminarem na última colocação na fase inicial estarão eliminadas. Após o encerramento do Top 16, no dia 18 de maio (domingo), começa a etapa Sub-17 do Circuito Brasileiro, que seguirá até o dia 21 de maio, também na Praia da Cinelândia.