20/01/2025 as 15:59
APONTAM DADOS66% nos homicídios em Itaporanga D’Ajuda
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Itaporanga D'Ajuda registrou uma redução significativa de 66,6% nos homicídios. Houve ainda retração de 82,35% na incidência de roubos de veículos e de 63,75% no volume de ocorrência dos demais roubos registrados no município pertencente à Grande Aracaju. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com registro feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim).
No recorte dos crimes contra a vida, a CEACrim mapeou a quantidade de vidas perdidas em crimes de homicídio doloso - quando há a intenção de matar - entre o ano retrasado e o ano passado. Em 2023, ocorreram seis casos de homicídio em Itaporanga D’Ajuda ante dois crimes desse tipo penal registrados em 2024.
Já no tocante aos crimes contra o patrimônio, a CEACrim identificou dois marcos importantes em torno de reduções de roubos. Apenas no recorte de subtração de veículos, em 2023 ocorreram 17 investidas criminosas contra os três crimes registrados em 2024. Na análise dos demais roubos, a quantidade de ocorrências caiu de 80 casos, em 2023, para 29 ocorrências, em 2024.
Para o delegado Weliton Júnior, titular da Delegacia de Itaporanga D’Ajuda, os resultados demonstram o comprometimento da SSP com a segurança pública da população. “É devido ao somatório de forças dos agentes de segurança pública das polícias Civil e Militar, como também do Ministério Público e do Poder Judiciário. A integração é direcionada ao combate firme, rigoroso e eficiente da criminalidade no município”, evidenciou.
O comandante do Policiamento Militar do Interior, coronel Sidney Barbosa, destacou que a intensificação das rondas, as prisões realizadas e o combate ao tráfico de drogas foram fundamentais para a queda nos índices criminais na cidade. “Nosso trabalho em conjunto com a Polícia Civil e demais forças de segurança, somado ao aumento das operações e à presença constante do policiamento nos bairros, foi determinante para a segurança da população de Itaporanga D’Ajuda”, ressaltou o coronel.
Importância das denúncias
Além do trabalho integrado entre as forças de segurança pública, a participação da população é essencial para o enfrentamento à criminalidade em todo o território sergipano. Denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas podem ser repassadas tanto para a Polícia Militar, pelo telefone 190, quanto para a Polícia Civil, pelo Disque-Denúncia (181). O sigilo do denunciante é garantido, e as informações podem contribuir com a elucidação de crimes, evitando a ocorrência de novas investidas criminosas.
Com informações da SSP