23/08/2023 as 08:19
CONVITE DE LAÉRCIOO Programa Revive permite que os patrimônios, hoje em estado de deterioração, sejam recuperados pela iniciativa privada para utilização de parte do imóvel para empreendimentos turísticos
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A convite do senador Laércio Oliveira (PP-SE), o ministro do Turismo, Celso Sabino, comprometeu-se a visitar Sergipe para promover o patrimônio histórico e aliar o turismo ao desenvolvimento sustentável e à geração de emprego e renda no Estado. “São Cristóvão já está na nossa rota e eu gostei muito de receber o convite do senador Laércio para visitar essa cidade histórica e Aracaju. Vamos lá com toda certeza”, afirmou Sabino.
Em audiência pública nesta terça-feira, 22, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o senador sergipano defendeu a inclusão do Convento de São Francisco, no centro histórico de São Cristóvão, no Programa Revive, do Ministério do Turismo. O protocolo de cooperação internacional assinado em 2020 entre os governos do Brasil e de Portugal busca recuperar patrimônios históricos e culturais subutilizados e degradados para aproveitamento turístico. “Sergipe tem a quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, bem pertinho de Aracaju. O plano de trabalho do ministério lista a restauração de alguns patrimônios históricos do Brasil mas infelizmente não contempla o estado de Sergipe e conjunto arquitetônico conhecido como Convento de São Franscisco, que começou a ser construído em 1658. Vou formalizar a sugestão para o Ministério do Turismo incluir esta referência religiosa, artística e cultural nacional neste resgate”, anunciou Laércio.
O Programa Revive permite que os patrimônios, hoje em estado de deterioração, sejam recuperados pela iniciativa privada para utilização de parte do imóvel para empreendimentos turísticos, como hotéis, restaurantes e espaços culturais. A iniciativa estabelece a realização de licitações para a concessão dos espaços. Atualmente, os locais já qualificados pelo Programa são o Palacete Carvalho Motta (CE), no Ceará, a Antiga Estação Ferroviária de Diamantina (MG), a Fazenda Pau d’Alho (SP), a Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá (PE) e a Fortaleza Santa Catarina (PB).