30/08/2023 as 09:50

VERÃO

Deputado pede ao governo planejamento contra a seca

Nós ainda estamos no final do inverno e nós já estamos tendo problema com a água no sertão”, disse. Chico do Correio destacou que o cenário já aponta ser crítico em Nossa Senhora da Glória

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputado pede ao governo planejamento contra a seca

O deputado estadual Chico do Correio (PT) fez um apelo ao governador Fábio Mitidieri (PSD) sobre a seca e a estiagem dos municípios localizados, principalmente, no Sertão Sergipano. De acordo com o parlamentar, é preciso planejamento para o verão, onde a previsão já aponta ser de uma estação rigorosa e que pode provocar prejuízos à população. Durante sessão na Assembleia Legislativa, Chico do Correio solicitou que o discurso fosse anotado pelo líder do governo, deputado Cristiano Cavalcante (União), e direcionado ao governador. “Para que a gente possa tomar providências o mais rápido possível.

Nós ainda estamos no final do inverno e nós já estamos tendo problema com a água no sertão”, disse. Chico do Correio destacou que o cenário já aponta ser crítico em Nossa Senhora da Glória. “Possa ser que estejam em outras partes do Estado, mas eu falo do sertão mesmo. Eu sei do esforço do governador! Está tendo no Sertão aquela obra, que ainda foi inaugurada com o saudoso Déda, que é a ampliação de rede e também das construções das caixas provavelmente nos próximos seis meses vão estar prontas, mas não dá para esperar”, frisou. Na oportunidade, o deputado petista descreveu a situação. “Hoje, na sede de Glória, temos bairros que estão sem água há mais de 15 dias. Houve uma manutenção de rede, que é natural que fique sem água, mas mesmo terminando alguns bairros estão sem água em casa. Isso se estende no sertão como um todo, nos povoados”, continuou.

Para Chico do Correio, o governo precisa estar preparado para a próxima estação. “O El Niño anuncia que será pior, inclusive no próximo ano. O Governo Federal já vem se preparando para as enchentes no Sudeste e Sul do país assim como às secas aqui no Nordeste. O governador também precisa utilizar da mesma estratégia”, concluiu. Seca e estiagem Na edição de ontem, 29, do JORNAL DA CIDADE, foi registrado que a seca e estiagem esse ano atingem nove municípios sergipanos, deixando-os em situação emergencial, com mais de 60 mil pessoas afetadas diariamente.

Os dados são do Governo do Estado, divulgados pela Defesa Civil Estadual, e que já existem esforços para amenizar os impactos devastadores desta condição climática. A seca e a estiagem atingem a vida de milhares de sergipanos, sobretudo em Poço Verde, Frei Paulo, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Carira, Tobias Barreto, Nossa Senhora de Aparecida e Porto da Folha. Dos 60 mil cidadãos afetados, apenas cerca de 22 mil estão recebendo assistência direta por meio de ações governamentais que visam minimizar o sofrimento causado pela falta de água.

|Por Mayusane Matsunae