28/11/2024 as 17:17
AUDIÊNCIA PÚBLICA
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Recentemente, após receber denúncias de funcionários e pacientes do Hospital Universitário (HU) em Aracaju, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), realizou uma visita surpresa à instituição para verificar as condições das instalações e o andamento das emendas impositivas enviadas pela Casa Legislativa. Durante a visita, Ricardo ouviu relatos de funcionários e fez questionamentos aos responsáveis. Posteriormente, anunciou a realização de uma Audiência Pública no plenário da CMA para discutir os problemas operacionais do hospital.
Audiência Pública
Ao finalizar os debates, Ricardo Vasconcelos pontuou: "Todos os problemas que desrespeitam a saúde pública são pauta na Câmara de Vereadores. Quando fomos procurados pelo presidente do sindicato, Ricardo Abel, ele nos trouxe algumas situações relacionadas a questões trabalhistas. Mas uma conversa puxa outra, e fomos procurando saber exatamente como estava essa nova realidade do HU com a atual gestão. Percebemos que havia problemas nos quais a Câmara poderia colaborar", afirmou.
O presidente destacou que a Audiência Pública teve como objetivo debater de forma mais efetiva as dificuldades enfrentadas pela instituição. “Trouxemos para cá todo o corpo técnico do hospital, juntamente com vereadores e a sociedade civil, para discutir, de maneira mais aprofundada, os problemas do HU, que afetam diretamente a nossa população. Mais de 60% dos atendimentos realizados por essa instituição são voltados ao povo da nossa cidade", enfatizou.
Vasconcelos também informou que foi discutido a possibilidade do aumento dos recursos via emendas impositivas para o HU. "Nós estamos tentando fazer a interlocução com o Governo do Estado, com a Prefeitura de Aracaju, e com o Governo Federal para dar um suporte maior à essa instituição, que não é somente um hospital escola, é um hospital que trata uma série de doenças raras, faz uma série de procedimentos que nenhum hospital do SUS faz, então a gente tem que realmente dar um apoio diferenciado", ponderou.
Ricardo Abel, representante do Sindicato dos trabalhadores dos Hospitais Universitários de Sergipe (Sintsep), destacou as dificuldades enfrentadas pelos funcionários da instituição. "Nós passamos por diversos problemas no Hospital Universitário, problemas que dificultam o atendimento à população. Esse é o principal ponto: atender bem a população. Para isso, os trabalhadores não podem sofrer assédio moral, precisam de boas condições de trabalho, não podem ter suas escalas movimentadas todos os meses, como acontece. O remanejamento constante dos trabalhadores no hospital atrapalha a qualidade do serviço, o andamento, a vida pessoal, porque esses trabalhadores também têm suas famílias, seus filhos, seus cuidados”, evidenciou Abel.
O superintendente do HU, Kleyton Bastos, informou que as emendas passam pelo processo de tramitação até chegarem na instituição e que os problemas estruturais do hospital vieram de gestões passadas. "O HU, em 2024, não fechou absolutamente nenhum serviço. O HU, em 2024, fez mais consultas, ele internou mais pacientes e fez mais procedimentos cirúrgicos do que ele fazia, se comparado com o ano passado. As dificuldades estruturais que o HU possui, não surgiram de setembro para cá, desde quando assumi a gestão; são dificuldades estruturais de anos e que foram se agravando", afirmou Kleyton.
Estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores Pastor Diego (União Brasil), Eduardo Lima (Republicanos) e Sheyla Galba (União Brasil).