15/05/2025 as 14:47

NA ALESE

Linda Brasil destaca necessidade do combate à LGBTQIA+fobia

No Brasil, a violência contra pessoas LGBTQIAP+ saltou 1.227%

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Linda Brasil destaca necessidade do combate à LGBTQIA+fobiaJoel Luiz/Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (Psol) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (15) para destacar marca o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado no sábado (17). A data que simboliza a retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial da Saúde. Mas, para nós, vai muito além de uma correção histórica: é um grito urgente por dignidade, cidadania e direito à vida.

“Hoje, minha fala é também um ato simbólico de resistência coletiva. Em tempos em que o ódio se alimenta das redes e avança sobre as instituições, os ataques que venho sofrendo nas redes sociais não dizem respeito apenas a mim. Eles são direcionados a tudo o que nós, que aqui estamos, representamos: a coragem de existir, de resistir, de ocupar os espaços de poder e de legislar por uma população sistematicamente violentada”, ressaltou a deputada Linda Brasil.

No Brasil, a violência contra pessoas LGBTQIAP+ saltou 1.227%, segundo o novo Atlas da Violência; além de continuar sendo o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. A expectativa de vida continua sendo 35 anos.

Desde 2019, a homofobia e a transfobia foram equiparadas ao crime de racismo por decisão do Supremo Tribunal Federal.

“Estarmos vivas, sentadas aqui, ocupando essa Casa Legislativa, é em si um ato de resistência contra todas as formas de violência LGBTfóbica. Eu quero que sejamos muitas, seja, ocupando os plenários, os tribunais, as universidades, os cargos de gestão, os conselhos, os sindicatos, as chefias e os espaços de decisão. Mas para que isso aconteça, precisamos enfrentar com firmeza e responsabilidade todas as formas de violência que ainda nos afastam desses lugares”, enfatizou a parlamentar.

Caravana Glauber Braga

Na sexta-feira (16 de maio)a deputada irá encontrar o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), que iniciou na semana passada uma caravana nacional para denunciar a perseguição política que sofre na Câmara Federal, e que tenta cassar o seu mandato.

“Glauber foi denunciado no Conselho de ética da Câmara Federal por ter reagido a um provocador do MBL, um grupo de extrema-direita que o perseguiu dentro e fora da Câmara Federal por sete vezes, sempre com ameaças, empurrões, e xingamentos direcionados a ele e a mãe dele, que lutava contra um câncer e veio a falecer poucos dias depois do último tumulto criado pelo membro do MBL. Após episódio o parlamentar começou a receber perseguição política”, falou a deputada Linda Brasil.