22/10/2024 as 14:53

SAÚDE FEMININA

SES oferta consultas e exames ginecológicos no Presídio Feminino

Ação foi realizada em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

SES oferta consultas e exames ginecológicos no Presídio Feminino

Com o objetivo de levar assistência à saúde para toda a população feminina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), ofertou, por meio da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, exames de lâmina, ultrassons mamária e transvaginal, além de consultas com ginecologista, para as internas do Presídio Feminino (Prefem), localizado no povoado Taboca, em Nossa Senhora do Socorro.

“O nosso objetivo é atingir o público-alvo de forma eficaz, por isso nesta ação trouxemos um leque muito maior para aquelas pacientes que não têm condições de sair do local para poder fazer esse check-up. Após passar pela triagem, caso tenha alguma alteração, elas vão ter um acompanhamento e fazer o seu tratamento. Como hoje o atendimento é completo com exame e consulta com ginecologista, as internas podem receber solicitação de medicamento ou alguma outra solicitação, caso tenha necessidade”, explicou a responsável técnica pelas unidades móveis de Saúde do Homem e da Mulher, Samira Almeida.

De acordo com a secretária de Justiça e Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, a oferta de exames e consultas é mais uma ação desempenhada em prol das internas. “O Outubro Rosa é uma campanha muito necessária para as mulheres, por isso todos os anos, por meio do Projeto ‘Amor Além dos Muros’, trazemos ações como essa para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama e outras doenças que afetam as mulheres. Estamos muito felizes de trazer esse serviço para as internas do presídio feminino”, revelou Viviane.

Uma das internas contempladas pela ação aprovou a iniciativa realizada dentro do Prefem. “Essa ação é maravilhosa, principalmente para nós que estamos aqui. Graças às secretarias da Justiça e da Saúde, todos os anos recebemos esse cuidado e atenção. Como minha família tem um histórico de câncer de mama, sempre que ocorrem essas ações, eu faço”, finalizou.