18/07/2025 as 10:43
VACINAÇÃOEm Sergipe, 8.019 foram aplicadas em 62,6% dos municípios do estado
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Com mais de um milhão de doses aplicadas nas escolas de 4,1 mil municípios, o Brasil avança na cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Em Sergipe, 8.019 foram aplicadas em 62,6% dos municípios do estado. O balanço referente ao primeiro semestre de 2025, divulgado na última quarta- -feira, 16, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que promove vacinação de estudantes de até 15 anos no ambiente escolar. Pela primeira vez, a iniciativa, realizada anualmente pelos ministérios da Saúde e da Educação, registra dados com recorte das doses de vacinas aplicadas no espaço educacional, o que representa uma inovação no acompanhamento vacinal.
O Saúde na Escola teve uma adesão histórica no ciclo 2023/2024, alcançando 5.544 cidades, o que representa 99% do total no Brasil. Em Sergipe, todos os 75 municípios aderiram ao programa. Para fortalecer suas ações, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões a estados e municípios, com foco na ampliação da cobertura vacinal, redução de doenças imunopreveníveis, além de ações de combate à desinformação e conscientização. Desse total, R$ 2,1 milhões serão destinados aos municípios sergipanos. A previsão é que mais de 362 mil alunos sejam contemplados pelo PSE no estado.
A mobilização nacional deste ano, realizada dentro das escolas, alavancou a aplicação de doses no país. Em abril, foram registradas 212,1 mil doses aplicadas em crianças e adolescentes, ou seja, 10 vezes mais que as realizadas no mês anterior (20,6 mil). Já o mês de maio responde pelo pico de 583,7 mil doses, o que representa mais de 25 vezes em relação a março.
Vinte e cinco tipos de vacinas do calendário nacional — como HPV, BCG, Covid-19, dengue, febre amarela, meningite, influenza, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola e outras doenças imunopreveníveis — já foram aplicadas em ambiente escolar, em estudantes de 4,1 mil municípios, ou seja, 74% das cidades brasileiras.