11/06/2024 as 08:36
FESTEJOS JUNINOSO Aeroporto Internacional de Aracaju oferta 115.348 assentos para esse mês, número 9% maior do que o mesmo período em 2023.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Das pequenas apresentações de trios de forró pé de serra aos shows hiperproduzidos em grandes palcos, a mobilização para as festas juninas no Nordeste é grande e envolve o trabalho de muita gente. Nos seis aeroportos que a Aena administra há cinco anos na região, o aumento de movimentação é significativo em junho, que tem festejos distribuídos ao longo das semanas. “A Aena considera a cultura das localidades onde atua como um relevante elemento de atração turística, crescimento econômico e desenvolvimento. Os aeroportos estão preparados para contribuir com a movimentação gerada por evento locais, garantindo o padrão internacional de atendimento, tecnologia e eficiência nessas ocasiões”, afirma Marcelo Bento, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Aena. Junho configura o principal período festivo também de Sergipe, conhecido como “O País do Forró”.
O Aeroporto Internacional de Aracaju oferta 115.348 assentos para esse mês, número 9% maior do que o mesmo período em 2023. O receptivo dos passageiros estará reforçado ao longo de todo o mês, com ações realizadas quase diariamente em parceria com a Secretaria de Turismo de Sergipe. O desembarque já está animado, tem casal de quadrilheiros, trio de forró pé de serra e outras ações idealizadas para surpreender os passageiros, que têm percebido com muita simpatia as iniciativas. A movimentação aumenta substancialmente em cidades onde as festas juninas são uma marca identitária, como Campina Grande (PB).
O município espera receber mais de três milhões de pessoas no Parque do Povo, polo principal da festa – um aumento de 15 a 20% em relação ao ano anterior. A oferta de assentos para junho é 72% maior do que a do mesmo período no ano anterior, passando de 30 mil para 51 mil. Para saudar os turistas que chegam para a festa, foi criado um grande e colorido painel de arte urbana na fachada do terminal de passageiros, representando ‘O Auto da Compadecida’, obra do paraibano Ariano Suassuna, assinado pelo coletivo @nois.tudin. Os preparativos incluíram articulação intensa entre a gestão do aeroporto e os órgãos dos governos municipal e estadual, polícias Militar e Civil, Exército, Samu, unidades de saúde e a comunidade aeroportuária. “Já realizamos uma série de revisões e manutenções preventivas, revitalização da pintura, sinalização horizontal e outras melhorias, garantindo que os passageiros entrem e saiam da cidade com toda segurança, agilidade e conforto”, explica Luciano Rodrigues, diretor do Aeroporto de Campina Grande.
Já no aeroporto da capital paraibana, a oferta para o mês de junho é quase 30% maior do que o ano anterior, chegando a 139.160 assentos. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) organizou um receptivo especial para os turistas no terminal, com um trio de sanfona, zabumba e triângulo tocando forró no desembarque, e uma mala colorida com bandeirinhas e outros elementos visuais típicos do período circulando nas esteiras de bagagem, reforçando o convite às pessoas para participarem da festa.