Vereadora destacou ainda que irá protocolar um projeto de lei que exige que a empresa, quando não cumprir suas responsabilidades trabalhistas, receba multa pelo não cumprimento
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
China Tom
A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, durante o grande expediente, na Câmara Municipal de Aracaju, para denunciar problemas dos trabalhadores das empresas que prestam o serviço de coleta de lixo na capital. A parlamentar informou que vem recebendo diversas mensagens desses trabalhadores e trabalhadoras e que, nesta terça-feira, 15, eles amanheceram na porta da empresa Renova, realizando uma paralisação.
“Todas as pessoas que foram contratadas logo na primeira semana, que reclamaram de não estarem recebendo o vale transporte, foram demitidas. Vejam as condições, e a falta de respeito com esses trabalhadores, que estão debaixo de sol e chuva recolhendo todo o lixo da nossa cidade, olhe a falta de condições. Eles estão há dois meses já sem carteira assinada, se tiver um acidente, como vai ficar a vida desse trabalhador. Não recebe o tíquete alimentação dentro do prazo. E quando vai reclamar, solicitando o cumprimento das obrigações, ouve que, se não tiver gostando, que dê o lugar para outro”, disse a parlamentar.
Sonia Meire destacou ainda que irá protocolar um projeto de lei que exige que a empresa, quando não cumprir suas responsabilidades trabalhistas, receba multa pelo não cumprimento. “É preciso apertar cada vez mais, porque a escalada de precarização do trabalho, de desorganização, do que vem acontecendo com contratos com recurso público é algo inaceitável. Estamos em uma luta nacional pela diminuição da carga horária de trabalho, não podemos continuar financiando o aprofundamento da crise e o adoecimento físico e mental desses trabalhadores”, finalizou.